Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Luciene Barbosa de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:23Z-
dc.date.available2015-02-23-
dc.date.available2018-07-21T00:20:23Z-
dc.date.issued2015-05-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Luciene Barbosa de. Processamento da morfologia derivacional do português brasileiro (PB) por crianças com dificuldades de leitura. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6470-
dc.description.abstractThis study investigates the processing of derivational morphology in Brazilian Portuguese (BP) by children with and without reading difficulties. The literature has suggested a difficulty of children with reading disorders in processing morphologically complex words, which refers to how derived words are represented in the mental lexicon of the carriers of this disorder and they processed. Another possible explanation could be that such a child has problems in acknowledgment passage graphically sublexical word for lexical corresponding phonic form. In both of these cases, this disorder is reflected on the reading competence as well as on the acquisition of rules underlying the derivational processes of word formation in BP. In order to gain more evidences about this question, an experimental task was conducted, using the Morphosemantical Decision Paradigm (BESSE; VIDIGAL DE PAULA; GOMBERT, 2005), an adaptation of which was used by Mota (2008). It were tested 25 children without reading difficulties, divided into two age groups, children aged 7-8 years and 9-10 years, the which served as controls, and 16 children with reading difficulties, also divided into two age groups and also aged 7-8 years and 9-10 years. The results indicate that children with reading disorder that acquire BP have greater difficulty reading and processing morphologically complex words, compared to children without this difficulty acquiring this language.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:43:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1070224 bytes, checksum: e7e84e5d2f009d8046da130cbd61127c (MD5) Previous issue date: 2015-05-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:20:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1070224 bytes, checksum: e7e84e5d2f009d8046da130cbd61127c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2071 bytes, checksum: 95f62a535fa5af7f6dd7dcc097ee9a96 (MD5) Previous issue date: 2015-05-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMorfologiapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectProcessamentopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDificuldades de leiturapor
dc.subjectMorphologyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectProcessingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReading difficultieseng
dc.titleProcessamento da morfologia derivacional do português brasileiro (PB) por crianças com dificuldades de leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferrari Neto, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211922429806274por
dc.contributor.advisor-co1Leitão, Márcio Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2937822048370599por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048675087477354por
dc.description.resumoEste estudo investiga o processamento da morfologia derivacional do Português Brasileiro (PB) por crianças com e sem dificuldades de leitura. A literatura tem sugerido uma dificuldade das crianças com transtornos de leitura em processar palavras morfologicamente complexas, o que remete ao modo como palavras derivadas são representadas no léxico mental dos portadores desse transtorno e por eles processadas. Outra explicação cabível seria a de que esse tipo de criança apresenta problemas na passagem do reconhecimento da forma gráfica sublexical da palavra para a forma fônica lexical correspondente. Em qualquer dos casos, esse transtorno se reflete tanto nas habilidades de leitura de palavras morfologicamente complexas quanto na aquisição das regras subjacentes aos processos derivacionais de formação de palavras em PB. A fim de prover mais evidências sobre essa questão, realizou-se um experimento, valendo-se da Técnica de Decisão Morfossemântica (BESSE; VIDIGAL DE PAULA; GOMBERT, 2005), numa adaptação da que foi usada por Mota (2008). Foram testadas 25 crianças sem dificuldade de leitura, divididas em dois grupos etários, crianças com idade de 7 a 8 anos e 9 a 10 anos as quais serviram como controle, e 16 crianças com dificuldades de leitura, também divididas em dois grupos etários e também, com idade de 7 a 8 anos e 9 a 10 anos. Os resultados indicam que as crianças com transtorno de leitura que adquirem PB têm maior dificuldade em ler e processar as palavras morfologicamente complexas, em relação às crianças sem essa dificuldade que adquirem essa mesma língua.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15063/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.