Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6505
Tipo: | Dissertação |
Título: | O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial |
Autor(es): | Cavalcante, Rivadavia Porto |
Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
Resumo: | Pesquisas em Linguística Aplicada sobre o planejamento do curso para ensinar e aprender uma língua estrangeira, especialmente na formação pré-serviço, são ainda bastante escassas. Há uma lacuna a ser preenchida com mais estudos que investiguem processos de desenvolvimento do professor em formação a fim de compreender a sua tomada de decisão e o seu trabalho didático-pedagógico. O objetivo desta investigação foi analisar como os alunos de graduação - durante o último período do Curso de Letras de uma universidade privada do Estado do Tocantins - construíram sua prática de ensino da leitura em língua estrangeira (inglês). Enfatizamos o planejamento do curso como o locus para o desenvolvimento da reflexão e como um campo relevante para compreender os conceitos de linguagem subjacentes às abordagens utilizadas na aquisição de conhecimento dos futuros professores de línguas. Os dados mostraram que a abordagem de ensino dos professores-alunos estão sustentadas em conceitos estruturalistas adquiridos ao longo dos anos de suas experiências como estudantes. Os resultados indicam que é necessário repensar os currículos e incluir disciplinas que promovam uma formação crítico-reflexiva, para favorecer o desenvolvimento de uma prática autônoma dos futuros professores de línguas. |
Abstract: | Pieces of research in Applied Linguistics on course planning for teaching and learning a foreign language, especially in pre-service, are still quite scarce. There is a gap to be filled with more studies that investigate teachers development process in order to understand their decision-making and their pedagogical work. The purpose of this investigation was to analyze how undergraduates - during their last period of Letras Course at a private university in the state of Tocantins - built their teaching practice on reading in a foreign language (English). We emphasize the course planning as the locus for the development of reflection and as a relevant field to understand the concepts of language underlying the approaches used in the acquisition of knowledge of the future language teachers. The data showed that the teaching approach demonstrated by the student-teachers are supported by structuralist concepts acquired throughout the years of their experiences as students. The results indicate that it is necessary to rethink curricula that and to include subjects that promote a critical-reflective formation which may foster the development of an autonomous practice of future teachers of languages. |
Palavras-chave: | Planejamento Ensino da leitura Concepção de linguagem Reflexão Competência de ensinar língua-alvo Planning Teaching reading Language conception Reflection Ability to teach a target language |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Citação: | CAVALCANTE, Rivadavia Porto. O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6505 |
Data do documento: | 19-Out-2010 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.