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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Cláudia Caminha Lopes-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:43:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:20:32Z-
dc.date.available2011-01-05-
dc.date.available2018-07-21T00:20:32Z-
dc.date.issued2010-09-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cláudia Caminha Lopes. Se quiser, é assim : uma análise léxico-gramatical da representação feminina em letras de forró eletrônico. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6508-
dc.description.abstractBeing part of the daily life of societies, music entertains, but it also contributes to build personalities and to shape society, as it allows listeners to memorize the content, contributing to the assimilation and consolidation of concepts, ideas and beliefs (FERREIRA, 2005). Forró is a current musical style. One of its types, the electronic forró, emerged in the 1990s. It was inspired by country music and axé music. It uses electronic instruments such as keyboards and synthesizers (SILVA, 2003) and this is the reason why it is named eletronic . Women are present in contemporary electronic forró in the names of bands, in lyrics and as singers or dancers in the bands. Considering that lyrics are expressions of language and, as such, convey meaning, reflect and influence human attitude towards the world (BLOOR, 1995) this study aims to examine the representation of women in some electronic forró lyrics. In order to do so, the data are analysed from the perspective of the Systemic Functional Linguistics, more specifically, from the perspective of the Systems of Mood and Transitivity (HALLIDAY, 1994; MATHIESSEN & HALLIDAY, 2004). The results indicate that five lyrics from a total of six confirm the hypotheses: women are represented either as an object of men s sexual pleasure, or as the object of their love, or even as the cause of their suffering. It is hoped that this study will contribute to a better understanding of female representation(s) in the context of electronic forró, by revealing some of those representations.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRepresentação Femininapor
dc.subjectForró Eletrônicopor
dc.subjectLetras de Músicapor
dc.subjectLingüística Sistêmico-Funcionalpor
dc.subjectRepresentation of Womeneng
dc.subjectElectronic Forróeng
dc.subjectLyricseng
dc.subjectSystemic Functional Linguisticseng
dc.titleSe quiser, é assim : uma análise léxico-gramatical da representação feminina em letras de forró eletrônicopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida, Danielle Barbosa Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846654142638437por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4842663789144417por
dc.description.resumoConstante do cotidiano das sociedades, a música entretém, mas também colabora com a construção da personalidade e da formação da sociedade, contribuindo para a assimilação e solidificação de conceitos, idéias e crenças, através da memorização de conteúdos de letras de música (FERREIRA, 2005). O forró é um dos estilos musicais atuais. Uma de suas vertentes, o forró eletrônico, surgido na década de 1990 e inspirado na música sertaneja e na axé music, é assim denominado por utilizar instrumentos eletrônicos como órgão e sintetizadores (SILVA, 2003). A mulher está presente no forró eletrônico contemporâneo desde os nomes das bandas, passando pelas letras de música e pela composição dos grupos, como cantora ou dançarina. Considerando que as letras de forró eletrônico são expressões da linguagem e, como tal, veiculam significados, refletem e influenciam a atitude humana em relação ao mundo (BLOOR, 1995) , este estudo visa a analisar a representação feminina em letras de forró eletrônico. Para tanto, os dados são analisados sob a perspectiva dos Sistemas de Modo e Transitividade da Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY & MATHIESSEN, 2004). Os resultados indicam que em cinco das seis letras de música analisadas as hipóteses foram confirmadas, sendo a mulher representada ora como objeto do prazer sexual masculino, ora como objeto do amor do homem, ou, ainda, como causadora de seu sofrimento. Esta pesquisa espera contribuir para uma melhor compreensão da(s) representação(ões) feminina(s) no contexto do forró eletrônico, revelando algumas dessas representações que nele circulam.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15094/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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