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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gêneros orais na produção textual do ensino médio
metadata.dc.creator: Osias, Juliene Paiva de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Aldrigue, Ana Cristina de Sousa
metadata.dc.description.resumo: Os gêneros orais estão presentes, necessariamente, no cotidiano de qualquer falante de uma língua, de modo espontâneo, não havendo necessidade, portanto, no caso específico dos gêneros orais primários, de torná-los ensináveis . O fato é que os gêneros orais formais não apenas poderiam, mas deveriam compor os programas escolares lado a lado com a escrita. Assim, não haveria essa distinção de status entre a fala e a escrita, estando esta sempre constando como a forma correta e aceitável de comunicar-se - linha de pensamento que insiste em relegar a fala a um patamar de inferioridade e incorreção. Desta forma também os Livros Didáticos consideram a oralidade e, no Ensino Médio, há tão-somente uma continuidade a este tratamento. Propomos, diante desta discussão, analisar, a partir de um Livro Didático de Língua Portuguesa (especificamente voltado para o ensino da produção textual) se este LD aborda a oralidade como objeto de ensino e de que forma o faz. Observaremos, assim, que o ensino do oral ainda se insinua, principalmente no Ensino Médio, uma vez que a escrita atua como protagonista.
Abstract: The oral genders are, necessarily, present in the daily routine of anyone who speaks any language, spontaneously. Therefore, in the case of primary genders, they are not taught. The fact is that the formal oral genders not only could but they also would have been side by side the writing, comprising school programs, instead of considering writing as the correct and acceptable form to comunicate tendency which insists on relegating the oral language to a platform of inferiority and inaccuracy. Didactic Books do the same, and, in Secondary Education, there is a simple continuity of this mentality. According to this discussion, we propose analysing, from a Portuguese Didactic Book , if this Didactic Book treats the oral genders as a teaching object and it does that. Then we will observe that the oral teaching is still in its beginning, specially in Secondary Education, when the writing acts as a protagonist.
Keywords: gêneros orais
Livro Didático
Ensino Médio
oralidade
escrita
oral genders
Didactic Books
secondary education
rality
riting.
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citation: OSIAS, Juliene Paiva de Araújo. Gêneros orais na produção textual do ensino médio. 2006. 79 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6512
Issue Date: 18-May-2006
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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