Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6584
Tipo: Dissertação
Título: A disciplina percepção musical no contexto do bacharelado de Música da UFPB uma investigação à luz de perspectivas e tendências pedagógicas atuais.
Autor(es): Anjos, João Johnson dos
Primeiro Orientador: Rafael, Maurílio José Albino
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o universo contextual no qual a Disciplina Percepção Musical está inserida e estruturada, ao mesmo tempo compreender quais são as perspectivas predominantes que têm embasado o seu planejamento didático, bem como, identificar não somente os seus problemas, como também alternativas para o enfrentamento desses problemas. Por meio da colaboração dos colegas atuantes na área e também dos alunos que cursam a Disciplina, foi possível observar aspectos relevantes ligados à estrutura, à pedagogia e às questões conceituais. Na obtenção desses dados, foi utilizada a pesquisa quantitativa, através de questionários aplicados aos dois segmentos, ou seja, professores e alunos do Bacharelado, o que trouxe transparência e elucidação a esses dados. Os resultados são apresentados juntamente com os depoimentos, algumas tabelas de fácil compreensão, acompanhadas de considerações e reflexões pessoais do pesquisador. De início, foi feita uma revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender o meio contextual que abriga a Disciplina, assim como conhecer os trabalhos acadêmicos que versam sobre o assunto, o que possibilitou, conseqüentemente, conhecer os problemas, as queixas e as propostas apresentadas pelos autores. Os depoimentos obtidos, não só confirmaram tais problemas, como também, trouxeram contributos didáticos e esclarecedores para a Disciplina.
Abstract: This study aims at investigating the universal context in which the Subject in Musical Perception is inserted and at the same time to understand what are the prospects which could predominantly disrupt your didactic project, as well as to identify not only problems but also alternatives to handle these. Through collaboration with our colleagues working in this area and also the students who take the course, it was possible to observe relevant aspects related to the structure, pedagogy and conceptual issues. In obtaining this data, we used quantitative research, through interviews with two segments, namely teachers and students of the Bachelor, and that brought transparency and clarification to this data. The results are presented along with the testimonials and some tables easy to understand, accompanied by the research‟s personal considerations and reflections. Initially a bibliographic review was done, in order to understand the context through which covers the discipline, as well as meets the academic studies that deal with the issue, allowing therefore understanding the problems, complaints and proposals submitted by other authors. Sorting the statements, brought educational and enlightening contributions to the discipline.
Palavras-chave: Percepção Musical
Bacharelado em Música
treinamento auditivo
Musical Perception
Bachelor of Music
Auditory trainning
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: ANJOS, João Johnson dos. A disciplina percepção musical no contexto do bacharelado de Música da UFPB uma investigação à luz de perspectivas e tendências pedagógicas atuais.. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6584
Data do documento: 14-Dez-2011
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.