Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6589
Tipo: Dissertação
Título: Mediação cultural no Cariri cearense: um estudo de caso
Autor(es): Assunção, Ana Claudia Lopes de
Primeiro Orientador: Carvalho., Vicente Vitoriano Marques
Resumo: Neste estudo são abordadas questões sobre temáticas que envolvem a mediação cultural, o ensino de artes visuais ea educação não-formal. Trata-se da descrição e análise do desenvolvimento das práticas educativas da mediação cultural realizadas no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil CCBNB/Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte, que desde 2006 vem promovendo atividades culturais nas diversas linguagens artísticas, destinadas ao público em geral. Os objetivos que orientaram esta pesquisa compreendem identificar a concepção que os dirigentes do CCBNB/Cariri tem sobre as práticas educativas da mediação cultural nas suas dependências; identificar o perfil do mediador cultural que ali atuou no ano de 2009; compreender relações entre os dirigentes da instituição e o mediador cultural; salientar a formação exigida deste profissional e descrever e analisar as práticas educativas realizadas por ele naquela instituição. O trabalho, configurado como um estudo de caso, foi realizado com o intuito de ouvir os protagonistas destas práticas. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa para a coleta de dados, usando-se como estratégia a entrevista semi-estruturada, a história de vida e o depoimento pessoal. As discussões são contextualizadas a partir do relato da experiência da autora com o ensino de artes visuais, motivadora da pesquisa, da concepção de ensino não-formal e de breve histórico da mediação em instituições culturais. Acrescenta-se, ainda, comentário sobre a constituição cultural da região onde se implantou a instituição focalizada. Como resultado, a pesquisa apresenta esclarecimentos sobre como as atividades de mediação cultural no CCBNB/Cariri se desenvolveram, tanto do ponto de vista dos dirigentes da instituição como dos profissionais que ali atuaram, à luz de suas concepções de mediação cultural.
Abstract: In this studyaddressedquestionsabout issuesthat involvecultural mediation, the teaching of visual artsandnon-formal education. This is thedescription andanalysis of the developmentof educational practicesofcultural mediationheldat the Centro CulturalBanco do Nordestein Brazil-CCBNB/Caririin the city ofJuazeiro do Norte, which since 2006 has been promotingcultural activitiesin the differentartistic languages,for the general public. The objectivesthat guidedthis researchincludeidentifyingthe concept that theCCBNB/Caririhas onthe educational practicesofcultural mediationin their facilities, identify the profile ofcultural mediatorwhoworkedtherein 2009; understandrelationshipsbetween the institutionand the mediator, emphasize the training requirements of professional anddescribe andanalyze educational practicesundertaken by himin that institution.The work, set up asacase studywas conductedwith the intencion of heartheprotagonists of thesepractices. To this end,we opted forqualitative research tocollect data, using a strategy ofsemi-structured interview, the life historyandpersonal testimony. The discussions arecontextualized fromthe account of theauthor's experiencewith the teaching ofvisual arts, motivationalresearch, the conception ofnon-formal educationandbrief historyof mediation incultural institutions. It is still add up the comment about the cultural constitutionof the regionwherethe institutionhas implementedfocused.As a result, the researchpresentclarification onhow the activitiesof cultural mediationinCCBNB/Carirideveloped, both from the standpointof the institution asthe professionals whoworkedtherein the lightof their conceptionsof cultural mediation.
Palavras-chave: Educação Não-Formal
Ensino de Artes Visuais
Mediação Cultural
Non-FormalEducation
Teaching of Visual Arts
Cultural Mediation
CNPq: ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citação: ASSUNÇÃO, Ana Claudia Lopes de. Mediação cultural no Cariri cearense: um estudo de caso. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6589
Data do documento: 4-Abr-2012
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.