Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMariano, Anderson de Sousa-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:25Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:51Z-
dc.date.available2012-10-30-
dc.date.available2018-07-21T00:22:51Z-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.citationMARIANO, Anderson de Sousa. A Guitarra Elétrica em Gruppen Für Drei Orchester Karlheinz Stockhausen. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6591-
dc.description.abstractThis researsh analyses the participation of the electric guitar in the work Gruppen für drei orchester of the German composer Karlheinz Stockhausen. The work is subdivided in three chapters. The first deals history aspects of the instrument and its use in the avantgarde concert music of the twentieth century, featuring a selection of works of the most important composers of this aesthetics, in which the electric guitar participates. In the second chapter, the focus are the general aspects related to the work and the composer, in addiction to a deepening in the pre compositional plan of Gruppen and in the group composition technique used in the work; on this the first three groups of the work are analyzed. In the third chapter, we have selected the groups in which the electric guitar is present, examining the serial context of the work, based on the main parameters instrumentation, pitchs, rhythm, articulations an dynamics, them including an explanation about the idiomatic use of the instrument in fostering of the groups sounds, and the exposure of a typing model of the electric guitar score for entire the work.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4782954 bytes, checksum: 0e9b1c26253c1035c620d5c9470c1f33 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4782954 bytes, checksum: 0e9b1c26253c1035c620d5c9470c1f33 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2755 bytes, checksum: e486dd77dc37308d52c0cd85a287fd95 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGuitarra Elétricapor
dc.subjectGruppenpor
dc.subjectcomposição por grupospor
dc.subjectElectric guitareng
dc.subjectGruppeneng
dc.subjectgroups compositioneng
dc.titleA Guitarra Elétrica em Gruppen Für Drei Orchester Karlheinz Stockhausenpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guigue, Didier Jean Georges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072946162282636por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2094899900395247por
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a participação da guitarra elétrica na obra Gruppen für drei orchester do compositor alemão Karlheinz Stockhausen. O trabalho está subdividido em três capítulos. O primeiro aborda aspectos históricos do instrumento e seu uso na música vanguardista de concerto do século XX, apresentando uma seleção de obras dos compositores mais importantes desta corrente estética, nas quais a guitarra elétrica participa. No segundo capítulo, o foco são os aspectos gerais relacionados à obra e ao compositor, além de um aprofundamento no plano pré-composicional de Gruppen e na técnica de composição por grupos utilizada na obra; neste, os três primeiros grupos da peça são analisados. No terceiro capítulo, são selecionados os grupos onde a guitarra elétrica está presente, examinando-a dentro do contexto serial integral da obra, baseado nos principais parâmetros - instrumentação, alturas, ritmos, articulação e dinâmica , além de uma explanação sobre o uso do idiomatismo do instrumento em favorecimento da sonoridade dos grupos, e da exposição de um modelo de digitação da partitura da guitarra elétrica de toda a peça.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14617/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf4,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.