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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6611
Tipo: Dissertação
Título: Sistema composicional complexo visando à hierarquização de unidades sonora, sintagmas e envelopes
Autor(es): Onofre, Marcílio Fagner
Primeiro Orientador: Moura, Eli-eri Luiz de
Primeiro Coorientador: Guigue, Didier Jean Georges
Resumo: A presente pesquisa buscou inserir objetos sonoros, entidades musicais autônomas, no contexto de um sistema composicional complexo, denominado Sistema Objeto-Timbre (SOT). Esse sistema é dividido em três componentes, nos quais perpassa o conceito de objeto sonoro, que são: a unidade sonora, o sintagma e o envelope. O sintagma e o envelope formam os dois graus de conexão contextual. Apesar de enfocar cada componente como autônomo, essa autonomia é relativa, pois, para formar o sintagma e o envelope, é necessário que haja a união das unidades sonoras e sintagmas, respectivamente. As conexões são partes importantes do SOT, e são abordadas a partir da psicologia da Gestalt, em particular a partir das leis da Gestalt. O timbre foi o agente musical a partir do qual se buscou estabelecer essas conexões. Dessa forma, a abordagem aqui utilizada se insere num meio-termo entre o pensamento atomístico, pois parte do objeto sonoro, e a abordagem holística ou ecológica, pelas conexões necessárias à criação de componentes de nível hierárquico superior. Por tal motivo, utilizou-se o conceito de quase decomponibilidade, criado por Herbert Simon e aplicado a sistemas complexos. Como resultado, foram compostas cinco peças para cordas, a saber: Tractus Mobilis I.a/b (para violino solo e viola solo), Ideoplastie II (para violino e violoncelo), Diagonal Vortex (para violino, viola e violoncelo), Interceptação (quarteto de cordas) e Araneae (quinteto de cordas).
Abstract: The present research aims to insert sound objects, independent musical entities, in the context of a complex compositional system, here called Object-Timbre System. This system was divided in three different components, sonorous unit, syntagm and envelop, in which the sound object concept elapses. The sintagm and the envelope form the two levels of contextual connection. Although focusing each component as an autonomous mean, this autonomy is not an absolute one, because in order to form syntagm and envelop it is necessary the amalgamation of the sonorous units and the syntagm. Therefore the connection is an important transport of the Object-Timbre System, and will be focus from the perspective of the Gestalt psychology, specifically from the Gestalt laws. The major or minor presence of the Gestalt laws in the construction of the component forms what we call vector of contextual connection. This vector was divided in high, average and low degree. Timbre was the musical agent from which these connections have been establisched. In this way the model constructed here inserts between the atomistic thinking, as it deals with the sonorous object, and the holistic or ecological thinking, due to the necessary connections to create components in a superior hierarchic level. For such reason we used the concept of near-decomposability created by Herbert Simon in a complex systems context. Five pieces was composed for strings: Tractus Mobilis I.a/b (for solo violin), Ideoplastie II (for violin and violoncello), Vortex Diagonal (for violin, viola and violoncello), Interceptação (string quartet) and Araneae (string quintet).
Palavras-chave: Composição Musical
Sistema Objeto-Timbre
Objeto Sonoro
Timbre
Hierarquia
Psicologia da Gestalt
Conexão
Music Composition
Timbre-Object System
Sound Object
Timbre
Hierarchy
Gestalt psychology
Connection
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: ONOFRE, Marcílio Fagner. Sistema composicional complexo visando à hierarquização de unidades sonora, sintagmas e envelopes. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6611
Data do documento: 27-Mar-2009
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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