Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Bruno Xavier Marinheiro de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:36Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:19Z-
dc.date.available2014-10-27-
dc.date.available2018-07-21T00:23:19Z-
dc.date.issued2014-04-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Bruno Xavier Marinheiro de Oliveira. A leitura musical no processo de formação do violonista: perspectivas a partir dos materiais didáticos utilizados no ensino superior. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6619-
dc.description.abstractThis work presents the results of a survey about the practices, conceptions, beliefs and didactic materials employed by guitar professors through graduation courses of music performance at guitar in Brazilian universities, specially the materials and practices about sight-reading, and aims to contribute to research about teaching of musical instruments, both at Music Education and at Performing Practices. This survey revealed the most used guitar teaching methods at Brazilian universities and the literature search undertaken about the sightreading subject made it possible to draw a state of the art that guided the analysis of those didactic materials, identifying and relating its features with the knowledge base about expertise in problem solving, flow and deliberate practice. Presenting and analyzing the instrument teaching methods used by the aforementioned guitar teachers, their practices and beliefs about the teaching of guitar playing and sight-reading, made it possible to relate literature s knowledge of the subject with teaching approaches, and to state well informed hypothesis about sight-reading relevance to Brazilian guitar playing and teaching. It was made clear that sight-reading valuing manifested itself more in speech than in practice, and issues concerning guitar students suggests that, among many other factors, deficiencies in elementary music education makes that guitar teaching excessively focuses on memorized repertoire teaching and sacrifices more integrative practices like chamber music and sightreading. Seeking to improve the comprehension of this scenario, possibilities of didactic and pedagogical acting and researching are discussed.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1373268 bytes, checksum: 408a133af0a811ec543de763269af681 (MD5) Previous issue date: 2014-04-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1373268 bytes, checksum: 408a133af0a811ec543de763269af681 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3708 bytes, checksum: 33758d23f2aef9582980a7d29f6121a4 (MD5) Previous issue date: 2014-04-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLeitura à primeira vistapor
dc.subjectViolãopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectSight-readingeng
dc.subjectGuitareng
dc.subjectCognitioneng
dc.titleA leitura musical no processo de formação do violonista: perspectivas a partir dos materiais didáticos utilizados no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Queiroz, Luis Ricardo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440478005790197por
dc.description.resumoAo apresentar os resultados de um levantamento a respeito das práticas, concepções e materiais didáticos utilizados por professores de violão dos bacharelados em música do Brasil no processo de formação de violonistas e no ensino da leitura musical à primeira vista (LMPV), este trabalho visa a contribuir para a pesquisa sobre ensino de instrumento, no âmbito da Educação Musical e das Práticas Interpretativas. A partir desse levantamento puderam ser conhecidos os principais métodos de ensino de instrumento utilizados pelos professores brasileiros no ensino de violão e, a partir da pesquisa bibliográfica empreendida sobre o tema da LMPV, foi traçado um estado da arte que balizou a análise desses materiais, ao identificar as suas características e relacioná-las com os conhecimentos sobre expertise em resolução de problemas, fluxo e prática deliberada. Ao apresentar e analisar os métodos de ensino de instrumento utilizados pelos professores de violão dos bacharelados em música do Brasil, juntamente com as práticas e concepções por eles manifestadas, foi possível explicitar e relacionar o conhecimento científico sobre o tema com as atividades propostas nesses materiais e as concepções dos professores de violão sobre LMPV, bem como emitir hipóteses bem fundamentadas sobre a relevância da LMPV para o violão brasileiro e suas práticas de ensino. Constatou-se que a valorização da LMPV é muito mais dita do que praticada e questões relativas à formação dos estudantes de música levam a crer que, dentre diversos fatores, a precariedade de formação básica induz o foco no ensino de repertório ensaiado e sacrifício de práticas mais integrativas como música de câmera e LMPV. Em seguida, em busca da uma melhoria da compreensão dessa situação, discutem-se as possibilidades de atuação e pesquisa didático-pedagógicas diante desse quadro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14885/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.