Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Wander Vieira-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:52:38Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:23Z-
dc.date.available2010-06-17-
dc.date.available2018-07-21T00:23:23Z-
dc.date.issued2010-03-02-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Wander Vieira. Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627-
dc.description.abstractThis essay aims at describing a formalized compositional process that applies principles of analytical plain geometry in order to compose the symphonic music Euclidianas, which is a cycle consisting of three pieces: Transmutações I, II e III. Thus, this work is made up by three important points: The macro structural planning, the geometrical planning, and the musical composition. Besides the questions involving the process of textural connection and contrast approached by Mary Wennerstrom, the planning is emphasized by variation of the density parameter developed by Wallace Berry. These concepts were associated with the principles of analytical geometry, such as rotation, augmentation, diminution and deformation process in their individual or compound disposition to mold and develop the sound aggregates in the composition. The conception of this work based on the understanding of some aspects that are related to the formalized compositional process, which is very important to the learning and to the application of some available and developed tools in twentieth century music.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:52:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1904806 bytes, checksum: 293d2f620c38397a0e06ad3d60704621 (MD5) Previous issue date: 2010-03-02eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1904806 bytes, checksum: 293d2f620c38397a0e06ad3d60704621 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2062 bytes, checksum: 6f58d70a6ae5dc2cbce538f1d9f3a034 (MD5) Previous issue date: 2010-03-02en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPlanejamento Composicional Formalizadopor
dc.subjectMúsica Texturalpor
dc.subjectGeometria Plana Analíticapor
dc.subjectFormalized Compositional Planningeng
dc.subjectTextural Musiceng
dc.subjectAnalytical Plain Geometryeng
dc.titleAspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Jose Orlando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630por
dc.contributor.advisor-co1Feitosa, Antonio Joaquim Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216838395773140por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6256485967994569por
dc.description.resumoO presente ensaio analítico tem como objetivo descrever o processo de formalização composicional a partir da utilização de princípios da geometria plana analítica na criação da obra Euclidianas que é um ciclo sinfônico composto por três peças: Transmutações I, II e III. Assim, o trabalho está dividido em três pontos importantes: o planejamento macro-estrutural, o planejamento geométrico e a realização musical. Além das questões envolvendo os processos texturais de conexão e contraste abordados por Mary Wennerstrom, o planejamento tem ênfase na variação do parâmetro densidade desenvolvido por Wallace Berry. Esses conceitos foram associados aos princípios da geometria analítica, como, por exemplo, processos de rotação, aumentação, diminuição e deformação em sua disposição individual e composta para moldar os desdobramentos de agregados sonoros na composição. Este trabalho foi concebido para a compreensão dos aspectos básicos que envolvem um processo composicional formalizado, que é de grande valia para o aprendizado e utilização de ferramentas disponíveis e desenvolvidas na música do séc XX.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15052/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.