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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Consumo de Serviços Postais: uma Explicação Pautada nos Valores Humanos
Other Titles: Consumption of postal services: an explanation based in human values
metadata.dc.creator: Mendes, Luís Augusto de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Gouveia, Valdiney Veloso
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação objetivou conhecer a influência dos valores humanos, do julgamento e a atribuição de significado e da necessidade de cognição nos atributos e escolha de serviços postais. Para tanto, levaram-se a cabo dois estudos. O Estudo 1 verificou os parâmetros psicométricos das Escalas de Atributos dos Serviços Postais e de Julgamento e Significado do Serviço e a testagem do modelo teórico com uma amostra de estudantes. Participaram 215 universitários de uma instituição pública de João Pessoa (PB), a maioria do sexo feminino (61,4%) com idade média de 20 anos (dp = 3,79). Inicialmente, comprovou-se que os itens das duas escalas apresentaram poder discriminativo satisfatório. Prévia a realização da comprovação da estrutura fatorial, testou-se a adequação de se empregar esta técnica, tanto para a Escala de Atributos de Serviços Postais [KMO = 0,80 e Teste de Esfericidade de Bartlett, χ² (210) = 1183,31; p < 0,001] como para a de Julgamento e Significado do Serviço [KMO = 0,75; Teste de Esfericidade de Bartlett, χ² (300) = 1210,93; p < 0,001], optando-se pelo método PAF (Principal Axis Factoring). Como esperado, ambas as escalas apresentaram dois fatores, com índices de consistência interna (Alfa de Cronbach) de 0,81 e 0,76, respectivamente, reunindo-se evidências de validade fatorial e consistência interna. O modelo teórico foi confirmado com a correlação entre os atributos simbólicos dos serviços postais e o julgamento e significado emotivo (r = 0,46, p < 0,01), as subfunções valorativas normativa (r = 0,24; p < 0,01) e interacional (r = 0,23, p < 0,01) e a necessidade de cognição (r = -0,15; p < 0,05), e com a correlação entre os atributos utilitários e o julgamento e significado racional (r = 0,28, p < 0,01) e a necessidade de cognição (r = 0,14; p < 0,05). Este modelo se mostrou ajustado aos dados empíricos [χ² (7) = 17,77, p = 0,01, χ²/gl = 2,54, GFI = 0,98, AGFI = 0,91, CFI = 0,95 e RMSEA = 0,085 (0,03 0,14); PCLOSE = 0,10]. Verificou-se que a importância do documento e os atributos dos serviços postais foram os melhores preditores da escolha de serviços de postagens e que a prioridade de abertura de correspondências sofre influência das variáveis psicológicas aferidas. O Estudo 2 teve o objetivo de testar o mesmo modelo teórico com uma amostra de usuários de serviços postais. Participaram 238 clientes de agências de Correios de João Pessoa (PB), sendo 50,8% do sexo feminino e a idade média de 32 anos (dp = 11,45). Foram encontrados resultados semelhantes aos do Estudo 1, com exceção das correlações hipotetizadas para a necessidade de cognição. O modelo mostrou-se ajustado aos dados empíricos [χ² (7) = 14,88, p = 0,04, χ²/gl = 2,13 , GFI = 0,98, AGFI = 0,93, CFI = 0,97 e RMSEA = 0,07 (0,02 0,11); PCLOSE = 0,22]. A importância do documento e os atributos dos serviços postais mostraram-se melhores preditores da escolha de serviços de postagem e da prioridade de abertura de correspondências, porém as variáveis psicológicas analisadas apresentaram maior influência neste estudo. Concluindo, confia-se que os objetivos desta dissertação tenham sido alcançados, apresentando-se nesta oportunidade uma contribuição para o campo da Psicologia Social: A influência de variáveis psicológicas nos comportamentos de consumo de serviços postais.
Abstract: The current dissertation aimed at evaluating the influence of human values, judgment and meaning, and need for cognition in the choice and attributes of postal services. In accordance with these objectives, two studies were conducted. Study 1 aimed at knowing the psychometrics parameters of the Attributes of Postal Services Scale and the Judgment and Meaning Scale for services, and testing the theoretical model with a sample of students. Participants were 215 students of a public university in João Pessoa (PB), most of them females (61.40%), with mean age of 20 years old (sd = 3.79). A preliminary statistical analysis indicated that all items presented satisfactory discriminative power. Prior to performing the factor analysis, the suitability of using this technique was checked, and for both scales results were adequate: Attribute of Postal Services [KMO = 0.70, Bartlett‟s Sphericity Test, χ ² (210) = 1183.31 p <0.001], and Judgment and Meaning Scale [KMO = 0.75, Bartlett‟s Sphericity Test, χ ² (300) = 1210.93, p <0.001]. A PAF (Principal Axis Factoring) was conducted, without fixing the number of factors and rotation. According to what was expected, in both scales a two-factor solution emerged, and reliability indexes (Cronbach‟s Alpha) were 0.81 and 0.76, respectively. These results evince the factor validity and reliability for both instruments. The theoretical model was confirmed by the correlations found between the symbolic attributes of postal services with emotive judgment and meaning (r = 0.46, p <0.01); the normative (r = 0.24, p <0.01 ) and interactional subfunction of values (r = 0.23, p <0.01); and need for cognition (r = -0.15, p <0.05); as well as the correlation found between the utilitarian attributes of postal services with rational judgment and meaning (r = 0.28, p <0.01); and need for cognition (r = 0.14, p <0.05). This model fitted the empirical data [χ ² (7) = 17.77, p = 0.01, χ ² / df = 2.54, GFI = 0.98, AGFI = 0.91, CFI = 0.95 and RMSEA = 0.085 (0.03 - 0.14); PCLOS = 0.10]. The documents‟ importance and the services attributes were better predictors of the choice of postal services, and the mails‟ opening priority was influenced by the psychological variables measured. Study 2 aimed at testing the same theoretical model with a sample of postal service users. Participants were 238 clients of postal offices of João Pessoa (PB), 50.8% were female and the mean age was 32 years old (sd = 11.45). Findings were similar to Study 1 results, with the exception of the correlations hypothesized to need for cognition. The model also proved to be adjusted to the empirical data [χ ² (7) = 14.88, p = 0.04, χ ² / df = 2.13, GFI = 0.98, AGFI = 0.93, CFI = 0, 97 and RMSEA = 0.07 (0.02 - 0.11); PCLOS = 0.22]. The documents‟ importance and the services attributes were better predictors of choice of postal services and mails‟ opening priority. The psychological variables measured showed greater influence in this study. In conclusion, it is hoped that the aims proposed in this dissertation were reached. Therefore, it is likely it presents a contribution to this field in Social Psychology: the influence of psychological variables in the behavior of postal services‟ consumption.
Keywords: Serviços postais
Valores humanos
Significado
Necessidade de cognição
Postal services
Human values
Meaning
Need for cognition
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicologia Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citation: MENDES, Luís Augusto de Carvalho. 2010. Consumo de serviços postais: uma explicação pautada nos valores humanos. 171 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6994
Issue Date: 1-Dec-2010
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

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