Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7283
Tipo: Tese
Título: O que não tem governo: estudo sobre linchamentos.
Título(s) alternativo(s): which has not government: study on lynchings.
Autor(es): Ribeiro, Luziana Ramalho
Primeiro Orientador: Perrusi, Artur Fragoso de Albuquerque
Resumo: Nesse trabalho tem-se a pretensão de discutir a relação entre o estabelecimento da modernidade e a busca para constituir o uso legítimo da violência pelas práticas de Estado. Tendo como tese a impossibilidade de que a realidade , socialmente construída, possa concretizar a intenção do ideário da ordem, do bem comum, do progresso e da vontade geral , aborda-se o caso dos linchamentos e eles são trazidos à tona como um exemplo da resiliente e rizomática vontade de potência. Assim, ao mapear as diferentes técnicas modernas de governamentalidade, realizou-se uma problematização do paradigma do uno, tentando-se apresentar a sempre reincidente relação entre desejo de ser uno e o caos. Realizou-se também uma crítica à invenção do objeto dito científico e ao corolário metodológico que visa capacitar-nos a descobrir, analisar e apresentar resultados científicos. Consultando meios de comunicação de massa, mapeou-se, na Paraíba de 2001 a 2010, 34 casos de linchamentos e observou-se que em todos os casos há um tipo ideal de vítima que é o homem entre 20 a 40 anos e que seja promotor dos crimes de violência sexual; roubo e acidente de trânsito. Os linchamentos são motivados quando acontecem crimes contra a pessoa ou propriedade e raramente são passíveis de punição. Os linchamentos nos acenam para uma tautologia entre a relação que se pensava superada entre religião, Estado e sociedade, nos mostrando que nós linchamos a vida considerada impura e que o linchamento tem por função social evitar a escalada da violência.
Abstract: In this work one has the intention of discussing the relationship between the Modernity and the search for instituting the legitimate use of violence by State practices. Starting from the point of view according to that it is impossible the socially built reality in materializing the desire for order, welfare, progress and the general will ideal, one approaches the lynchings case and we light them as an example of the resilient, ryzomatic wish for power. Therefore, when we map different modern governability techniques we put into question the Uno Paradigm, trying to associate the recurrent relation between the desire of being uno and chaos. We also made a critic to the said scientific object invention and to the methodological corollary which wants to make us able to discover, analyze and present scientific results. Analyzing press mass media in Paraíba, from 2001 until 2010, we found out 34 lynching cases. We observed that there is an ideal type of victim , who is a man between 20 and 40 years old, sexual offender or robbery or traffic accident impetrator. Lynchings happen when there are crimes against persons or properties and seldom are they punished. Lynchings point out to a relationship among Religion, State and Society, and they show that we lynch life considered impure and that they have the social function of avoiding increasing violence.
Palavras-chave: Modernidade
Poder
Violência
Linchamento
Modernity
Power
Violence
Lynching
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: RIBEIRO, Luziana Ramalho. . 2011. 234 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7283
Data do documento: 18-Mar-2011
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.