Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7331
Tipo: Dissertação
Título: Sociologia da arte e os paradoxos do valor estético: uma discussão metodológica
Autor(es): Santana, Ricardo Alexsandro de
Primeiro Orientador: Brito, Simone Magalhães
Resumo: Nossa dissertação gira em torno de uma das problemáticas centrais da sociologia da arte que diz respeito ao desafio de se analisar sociologicamente as obras de arte sem que seu valor intrínseco seja perdido. Tal questão remete-nos aos desafios de abordarmos a arte reconhecendo tanto sua potência crítica (capaz de promover uma emancipação das consciências frente à jaula de ferro da racionalidade moderna), quanto seu uso reificador (que permite e promove distinções sociais baseadas em um discurso estético da naturalização do gosto). Mas, como poderíamos realizar essa operação? Como seria possível pensar o valor estético da obra de arte via sociologia da arte? Como fazer isso sem transformá-lo num valor auto-referenciado e nem, ao mesmo tempo, subdeterminá-lo por considerações mais gerais e externalistas? Essas questões nos levaram a direcionar o nosso olhar sobre o problema dos valores na sociologia da arte para a sua referência mais direta na prática da sociologia, ou seja, a análise dos objetos artísticos. Nesse sentido, procuramos analisar os entraves e as possibilidades que alguns procedimentos metodológicos da sociologia nos oferecem no tratamento do objeto artístico, reconhecendo-o como um dos componentes de uma tríade (dinâmica e histórica) composta por elementos relativamente autônomos, quais sejam: obra de arte, autor e estruturas sociais. Para tanto, escolhemos os programas metodológicos de Howard Becker, Pierre Bourdieu e Antonio Candido como lugar de onde partiriam as nossas problematizações, procurando, contudo, não fazer uma análise proselitista de seus métodos. Assim, o que buscamos com este trabalho não é propriamente refletir sobre um novo método mais adequado para a sociologia da arte, e sim, sobre a necessidade de tratamento do valor estético por parte dos sociólogos da arte que considere as nuances e a complexidade de tal domínio, não o deixando como competência exclusiva dos estetas e críticos acadêmicos da arte que, por vezes, o tratam como autotélico ou sem fazer referências ao seu conteúdo ético.
Abstract: Our work approaches one of the central issues of the sociology of art that is related to the challenge of analyzing sociologically works of art without disregarding its intrinsic value. This question leads us to approach the challenges of studying the art recognizing both its critical power (able to promote emancipation of consciences against the iron cage of modern rationality), as its reifying use (that allows and promotes social distinctions based on an aesthetic discourse of naturalization of taste). But how can we perform this operation? How could be possible to think the aesthetic value of the artwork through sociology of art? How to do this without turning it into a self-referential value and not, at the same time, underdetermining it for more general and externalist considerations? These questions led us to direct our perspective about the values problem in sociology of art to its more direct reference in the practice of sociology, the art objects analysis. Considering this, we tried to analyze the barriers and possibilities that some methodological procedures of sociology offer us in the treatment of the artistic object, recognizing it as one of the components of a triad (dynamic and historical) composed of relatively autonomous elements, namely: work of art, author and social structures. To do so, we choose the methodological programs of Howard Becker, Pierre Bourdieu and Antonio Candido as a place from where our problematizations would start, looking, however, not to do a proselytizing analysis of their methods. So, what we seek with this work is not properly to reflect on a "new method most appropriate for the sociology of art, but, on the need of a treatment of aesthetic value by the sociologists of art that consider the nuances and complexity of such a field, not leaving it as sole jurisdiction of aesthetes and academic critics of art that sometimes treat it as autotelic or without references to its ethical content.
Palavras-chave: Valor Estético
Sociologia da Arte
Método
Aesthetic Value
Sociology of Art
Method
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: SANTANA, Ricardo Alexsandro de. Sociologia da arte e os paradoxos do valor estético: uma discussão metodológica. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7331
Data do documento: 1-Jul-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf987,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.