Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7340
metadata.dc.type: Tese
Title: O sucesso do desemprego:as agências on-line e o emprego como mercadoria
metadata.dc.creator: Véras, Cassandra Carmo de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
metadata.dc.description.resumo: Esta tese trata das transformações no mundo do trabalho e tem como seu principal objeto de análise as relações sociais entre as agências de emprego on-line AGEONs, e seus usuários, no Brasil. É um estudo sobre a aplicação e o impacto das tecnologias da informação, especificamente a internet, em relação aos envolvidos na reorganização do trabalho, onde vagas de empregos se tornaram lucrativa mercadoria. A teoria pós-moderna como contraposição aos enunciados denotativos, meramente descritivos, tanto na análise dos dados como na escrita é o que se poderia chamar de choque epistemológico . Paralelamente às análises quantitativas é proposta a crítica aos dados empíricos, com base em um enfoque discursivo pósmoderno com a introdução de personagens e diálogos que ajudaram a questionar o status da ciência e sua legitimação diante das metamorfoses sociais na contemporaneidade. Para tanto a Catho Online S/C foi utilizada como estudo de caso.
Abstract: This thesis deals with changes in the world of work and has as its main object of analysis the social relationship among the on-line employment agencies (ONEAGs) and their users, in Brazil. It s a study about the Information Technology impacts, specifically the internet, with respect to the groups and individuals involved in the work s reorganization turned a lucrative product. I will use post-modern theory as opposed to denotative statements, merely descriptive, both in the analysis of the data and in writing form. Alongside the quantitative analysis I will propose a critical of the empirical data, based on a focus-post-modern discourse, introducing characters (personages) and dialogues that will help to question the status of Science and its legitimacy face contemporary social metamorphosis.
Keywords: Sociologia
Trabalho
Pós-modernidade
Internet
Virtualidade
Desemprego
Agências de emprego on-line
Catho Online
Sociology
Work
Post modernity
Internet
Virtuallity
Unemployment
On-line employment agencies
Catho Online
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Sociologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: VÉRAS, Cassandra Carmo de Lima. O sucesso do desemprego:as agências on-line e o emprego como mercadoria. 2008. 334 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7340
Issue Date: 1-Apr-2008
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo total.pdf7,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.