Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Dayse Dias Silva e-
dc.date.accessioned2015-05-26T12:06:23Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:00Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:00Z-
dc.date.issued2011-12-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Dayse Dias Silva e. Duração e memória: Bergsonismo e o piano no concerto em lá maior para piano com acompanhamento de Orquestra de Octávio Meneleu de Campos. 2011. 263 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7493-
dc.description.abstractThis research aimed at rescuing the Concerto in A major for the Piano with Orchestral Accompaniment by the Brazilian composer Octávio Meneleu de Campos, from the state of Pará, regarding pianistic practice and analysis. This concerto was composed in the most productive period of the musician’s career, between 1903 and 1904, in the city of Milan. The manuscript transcription, the analytical study of the piece as well as the study of the Concerto piano part were of utmost importance to the development of this paper. The ways through which this analysis was carried out were mainly based on Bergson’s philosophy of duration (1934) and on Seincman’s study of the musical tempo (2001). Some of the Amazon Belle Époque musical memory investigation results are shown throughout the Concerto in A major for the Piano with Orchestral Accompaniment, where the composer’s style, his aesthetical referential within the Brazilian musical scenario and also his relationship with the romantic period are verified.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2015-05-26T12:06:23Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 34430662 bytes, checksum: 2dbebe90897e54e4aa5a7063cf131f3c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-26T12:06:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 34430662 bytes, checksum: 2dbebe90897e54e4aa5a7063cf131f3c (MD5) Previous issue date: 2011-12-09eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 34430662 bytes, checksum: 2dbebe90897e54e4aa5a7063cf131f3c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2080 bytes, checksum: d230567f8371bdbb6b5f450cdbb84cb8 (MD5) Previous issue date: 2011-12-09en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectNorte do Brasil; Piano e Bergsonismo;por
dc.subjectNorth of Brazil; Piano and Bergsonism;-
dc.titleDuração e Memória: Bergsonismo e o piano no concerto em lá maior para piano com acompanhamento de Orquestra de Octávio Meneleu de Campospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rafael, Maurílio José Albino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250392373491187por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0128533232709311por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como meta o resgate do Concerto em Lá Maior para Piano com Acompanhamento de Orquestra, do compositor paraense Octávio Meneleu de Campos, com vistas à prática pianística e análise. Este Concerto foi composto no período mais profícuo da carreira do músico, entre os anos de 1903 e 1904, na cidade de Milão. A transcrição do manuscrito, o estudo analítico da peça e o estudo da parte de piano do Concerto foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. Os caminhos percorridos por esta análise fundamentaram-se principalmente na filosofia da duração de Bergson (1934) e no estudo sobre o tempo musical de Seincman (2001). Através do Concerto em Lá Maior para Piano com Acompanhamento de Orquestra apresentam-se alguns dos resultados da investigação sobre a memória musical da Belle Époque Amazônica verificando o estilo do compositor, seu referencial estético dentro do cenário musical brasileiro, além de sua relação com o período romântico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15845/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total33,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.