Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7493
Tipo: Dissertação
Título: Duração e Memória: Bergsonismo e o piano no concerto em lá maior para piano com acompanhamento de Orquestra de Octávio Meneleu de Campos
Autor(es): Costa, Dayse Dias Silva e
Primeiro Orientador: Rafael, Maurílio José Albino
Resumo: Esta pesquisa teve como meta o resgate do Concerto em Lá Maior para Piano com Acompanhamento de Orquestra, do compositor paraense Octávio Meneleu de Campos, com vistas à prática pianística e análise. Este Concerto foi composto no período mais profícuo da carreira do músico, entre os anos de 1903 e 1904, na cidade de Milão. A transcrição do manuscrito, o estudo analítico da peça e o estudo da parte de piano do Concerto foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. Os caminhos percorridos por esta análise fundamentaram-se principalmente na filosofia da duração de Bergson (1934) e no estudo sobre o tempo musical de Seincman (2001). Através do Concerto em Lá Maior para Piano com Acompanhamento de Orquestra apresentam-se alguns dos resultados da investigação sobre a memória musical da Belle Époque Amazônica verificando o estilo do compositor, seu referencial estético dentro do cenário musical brasileiro, além de sua relação com o período romântico.
Abstract: This research aimed at rescuing the Concerto in A major for the Piano with Orchestral Accompaniment by the Brazilian composer Octávio Meneleu de Campos, from the state of Pará, regarding pianistic practice and analysis. This concerto was composed in the most productive period of the musician’s career, between 1903 and 1904, in the city of Milan. The manuscript transcription, the analytical study of the piece as well as the study of the Concerto piano part were of utmost importance to the development of this paper. The ways through which this analysis was carried out were mainly based on Bergson’s philosophy of duration (1934) and on Seincman’s study of the musical tempo (2001). Some of the Amazon Belle Époque musical memory investigation results are shown throughout the Concerto in A major for the Piano with Orchestral Accompaniment, where the composer’s style, his aesthetical referential within the Brazilian musical scenario and also his relationship with the romantic period are verified.
Palavras-chave: Norte do Brasil; Piano e Bergsonismo;
North of Brazil; Piano and Bergsonism;
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: COSTA, Dayse Dias Silva e. Duração e memória: Bergsonismo e o piano no concerto em lá maior para piano com acompanhamento de Orquestra de Octávio Meneleu de Campos. 2011. 263 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7493
Data do documento: 9-Dez-2011
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total33,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.