Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7530
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma leitura sobre a geografia escolar de Hilton Sette Correia
metadata.dc.creator: Costa, Leila Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Albuquerque, Maria Adailza Martins de
metadata.dc.description.resumo: A dissertação uma leitura sobre a Geografia escolar de Hilton Sette e Manuel Correia de Andrade tem por objetivo discutir o ensino de Geografia a partir dos primeiros manuais escolares dos autores nordestinos Hilton Sette e Manuel Correia de Andrade. Esses manuais foram publicados na década de 1950, em um contexto social e pedagógico em que se pensavam novos rumos para a educação no Brasil. Iniciamos o primeiro capítulo, deste trabalho, defendendo a idéia dos manuais escolares como documentos históricos, para tanto fizemos uma pesquisa nos trabalhos desenvolvidos pelos principais estudiosos do tema livro didático e trouxemos suas principais contribuições. Ainda nesta primeira etapa da dissertação, enfatizamos a importância dos manuais para a compreensão das disciplinas escolares. As marcas de leitura, deixadas pelos alunos que estudaram com os manuais escolares de Hilton Sette e Manuel Correia de Andrade também foram significativas para o estudo da metodologia aplicada pelos professores no período que os livros foram utilizados. Também realizamos uma análise criteriosa em manuais escolares de outros autores da Geografia, tais como: Aroldo de Azevedo, Moisés Gicovate, Renato Stempniewski em parceria com Éli Piccolo, e Geraldo Sampaio de Souza com Armando José Sampaio de Souza, publicados no mesmo recorte temporal que os manuais didáticos de Hilton Sette e Manuel Correia de Andrade. No segundo capítulo, sobre a Geografia Escolar e os manuais de Hilton Sette e Manuel Correia de Andrade nos propomos a fazer um breve histórico dessa disciplina, em que, na ocasião, tratamos da configuração do ensino secundário brasileiro nos anos de 1950. Os debates científicos contemporâneo aos manuais escolares de Hilton Sette e Manuel Correia de Andrade, de igual modo, fizeram parte da composição desse texto. No último capítulo, debatemos, de forma específica, o ensino de Geografia a partir do conteúdo dos manuais escolares dos autores em estudo, bem como da cultura escolar que envolvia a educação no período em que os autores Hilton Sette e Manuel Correia de Andrade estavam em sala de aula ensinando Geografia nas escolas do Estado de Pernambuco.
Abstract: The dissertation is a reading on the school Geography Hilton Sette and Manuel Correia de Andrade aims to discuss the teaching of geography from the first authors of textbooks and the Northeast Hilton Sette Manuel Correia de Andrade. These manuals were published in the 1950s, in a social and educational context in which it is thought new directions for education in Brazil. We began the first chapter of this work, defending the idea of school textbooks as historical documents, for both did research on work by leading scholars of the textbook issue and brought its main contributions. Even this first stage of the thesis, we emphasize the importance of textbooks to the understanding of school subjects. The reading marks, left by students who studied with school books Sette Hilton and Manuel Correia de Andrade were also significant for the study of the methodology applied by teachers in the period that the books were used. We also performed a thorough analysis in textbooks of other authors of geography, such as: Aroldo de Azevedo, Moses Gicovate, Renato Stempniewski in partnership with Eli Piccolo, and Geraldo Sampaio de Souza with Jose Armando Sampaio de Souza, published in the same time cutting it the textbooks on the Sette Hilton and Manuel Correia de Andrade. The second chapter on geography and school manuals Sette Hilton and Manuel Correia de Andrade, we propose a brief history of the discipline in which, on occasion, we treat the configuration of secondary education in Brazil during the 1950s. The scientific debates on contemporary textbooks Sette Hilton and Manuel Correia de Andrade, likewise, were part of the composition of this text. In the last chapter, discussing, specifically, the teaching of geography from the content of textbooks in the authors' study as well as school culture that involve education in the period in which the authors Sette Hilton and Manuel Correia de Andrade were in classroom teaching Geography in schools in the state of Pernambuco.
Keywords: Manuais escolares
Textbooks
Geografia escolar
Ensino de Geografia
School Geography
Teaching Geography
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Geografia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: COSTA, Leila Barbosa. Uma leitura sobre a geografia escolar de Hilton Sette Correia, 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7530
Issue Date: 28-Dec-2010
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo Total5,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.