Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7602
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Currículo na educação infantil: um olhar reflexivo para re(pensar) o desenvolvimento da oralidade em crianças de quatro e cinco anos de idade
metadata.dc.creator: Leite, Márcia Soares de Arruda
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Apresentamos neste trabalho um projeto de intervenção pedagógica, resultante de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino da UFPB, cujo tema é: currículo na educação infantil: um olhar reflexivo para re(pensar) o desenvolvimento da oralidade em crianças de quatro e cinco anos de idade. Foi desenvolvido em uma instituição de ensino integral de Educação Infantil, sendo referência na rede pública do município de João Pessoa, atendendo, exclusivamente, crianças na idade preterida na pesquisa, iniciando em fevereiro e concluindo em setembro de 2013. Em seu corpus, há todo um delineamento do que foi desenvolvido na escola com doze professoras, incluindo a pesquisadora, através de um trabalho colaborativo, primordial para orientar e promover todos os momentos vivenciados durante sua execução. Este projeto teve como objetivos proporcionar estudos e reflexões sobre o currículo, em especifico, o currículo da Educação Infantil, tendo como foco a oralidade, além de refletir e sensibilizar todas as participantes da importância de se vivenciar a oralidade diariamente no contexto escolar e compartilhar experiências através de oficinas didático-pedagógicas. Utilizamos, como metodologia, a pesquisa qualitativa de cunho colaborativo, evidenciando dados que foram refletidos e analisados num constante diálogo com os aportes teóricos e que são caminhos para uma re(construção) curricular na Educação Infantil, revelando a importância da formação continuada para nosso crescimento pessoal e profissional e anunciando possibilidades de efetivação das práticas das professoras, aliando a estas a alegria e o encanto de estar na instituição de Educação Infantil.
Abstract: In this paper we present a project of a pedagogical intervention which is a conclusion of a research for a Master’s Degree in Linguistics and Teaching of UFPB. Its subject is: curriculum in child education: a reflective look for (re)thinking the development of orality in children from four to five years old. It was developed in one of the main full-time child education institutes of João Pessoa city, which works only with children in the target age of the research. The research started in February and ended in September 2013. In its structure we specify what was developed in the school with twelve teachers (including the researcher) by means of a collaborative project essential to guide and encourage all moments experienced during its execution. The objective of the project was to arrange studies and reflections about curriculum, specifically Child Education curriculum, focusing on orality, and to reflect and make the participants aware of the importance of experiencing orality daily in school, and sharing the knowledge in pedagogy workshops. We used a qualitative research approach in a collaborative way, highlighting data we analyzed in a constant dialogue with the theory, realizing they show ways for (re)constructing the Child Education curriculum, revealing the importance of continuous formation for our professional and personal growth, announcing possibilities of implementing teacher’s practices, associating them to the joy and enchant of being in a Child Education Institute.
Keywords: Educação infantil
Child education
Currículo
Oralidade
Curriculum
Orality
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Linguística
Citation: LEITE, Márcia Soares de Arruda. Currículo na educação infantil: um olhar reflexivo para re(pensar) o desenvolvimento da oralidade em crianças de quatro e cinco anos de idade. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7602
Issue Date: 29-Jul-2014
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo Total12,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.