Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomé Júnior, Erivan Lopes-
dc.date.accessioned2015-11-20T12:10:36Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:59Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:59Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.citationTOMÉ JÚNIOR, Erivan Lopes. Linguagem e redes sociais: o facebook como espaço de aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. 2014. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7614-
dc.description.abstractThe internet is now one of the media more accessible messages and thereby spread their language and became globalized. In this context, too, is part of Facebook, a social network that can provide deaf students the opportunity to present their ideas, conduct online discussions and collaborate effectively for learning the Portuguese language teaching from the use of contemporary digital technologies. Thus, this research aims to contribute to scale some aspects of the dynamics of inclusion of deaf students, through the use of Facebook. Using this social network, is presented as one of the possibilities that can contribute digital literacy and more specifically, the practice of reading and writing audience on screen. The specific objective is to present these mechanisms as an ally of educators in diverse classrooms that country. The research falls within the ethnographic process, based on the descriptive and exploratory model, since after the experiment, we used such methods for organizing and interpreting the results, analyzing the use of Facebook, with the effective participation of deaf students and teacher researcher. During the shares postings, publications and interactions occurring with other users were observed. Given all this, it can be stated that the interaction established through Facebook shortens distances, transposing barriers and ushers in a completely novel way of establishing communication between netizens in cyberspace. During the research it was realized that the Face has established a new way to communicate online. Thereby confirming its role as a disseminator of multiple and diverse knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Suzana Diniz (msuzanad@hotmail.com) on 2015-11-20T12:10:36Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3427624 bytes, checksum: aabcbee3b6c9ee8956d7b00d7305134b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-20T12:10:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3427624 bytes, checksum: aabcbee3b6c9ee8956d7b00d7305134b (MD5) Previous issue date: 2014-08-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3427624 bytes, checksum: aabcbee3b6c9ee8956d7b00d7305134b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2277 bytes, checksum: 639cadad56da44fe3dbc546f90305c68 (MD5) Previous issue date: 2014-08-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectSurdos-
dc.subjectLetramento-
dc.subjectInclusão-
dc.subjectDeaf-
dc.subjectLiteracy-
dc.subjectInclusion-
dc.titleLinguagem e redes sociais: o facebook como espaço de aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maciel, João Wandemberg Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999274000507679por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9552878699698775por
dc.description.resumoA internet é hoje um dos meios de difusão de mensagens mais acessíveis e, desse modo, sua linguagem se propagou e se tornou globalizada. Nesse contexto, também, insere-se o Facebook, uma rede social que pode fornecer aos alunos surdos a oportunidade de apresentar suas ideias, conduzir discussões on-line e colaborar de forma efetiva para o aprendizado do ensino de língua portuguesa a partir do uso das tecnologias digitais contemporâneas. Assim, esta pesquisa se propõe a contribuir para dimensionar alguns aspectos das dinâmicas de inclusão dos alunos surdos, através do uso do Facebook. O uso dessa rede social, apresenta-se como uma das possibilidades que pode contribuir com o letramento digital e mais especificamente, com a prática da leitura e da escrita do público-alvo em tela. O objetivo específico é apresentar esses mecanismos como um aliado dos educadores nas diversas salas de aula desse país. A pesquisa enquadra-se no processo etnográfico, baseado no modelo descritivo e exploratório, já que após o experimento, utilizou-se tais métodos para a organização e interpretação dos resultados, analisando o uso do Facebook, com participação efetiva dos alunos surdos e do professor pesquisador. Durante as participações foram observadas as postagens, as publicações e as interações ocorridas com outros usuários. Diante de tudo isso, pode-se afirmar que a interação estabelecida através do Facebook encurta distâncias, transpõe barreiras e inaugura um modo totalmente inédito de estabelecer a comunicação entre internautas no ciberespaço. Durante a pesquisa percebeu-se que o Face estabeleceu uma nova maneira de se comunicar pela internet. Confirmando, assim, seu papel de disseminador de conhecimentos múltiplos e diversificados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18410/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.