Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa , Rodrigo do Nascimento-
dc.date.accessioned2015-11-30T11:08:12Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T22:29:45Z-
dc.date.available2018-07-20T22:29:45Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationPessoa, Rodrigo do Nascimento. Os clássicos adaptados como subsídio para o letramento literário no ensino fundamental. 2015, 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7654-
dc.description.abstractThe literary reading becomes increasingly scarce in school, and the work with the classic texts face resistance from students, and even among some teachers, who take a sacralized attitude before the canonical work, spreading the false idea that literature is something reserved only for the brightest minds. This paper discusses the use of literary adaptations in elementary school as a way to stimulate literary literacy practices that arouse interest in the fiction texts. We recognize that reading a rewriting never replace the reading of the work in its integrality, however, we also believe that it is a school’s duty, as the main literacy agency and privileged space for literary approach, make known to his students as many possible narratives, from the early grades. At the end of the discussion, we present a pedagogical proposal with a classic condensed version, seeking attest the relevance of the work with the rewriting for the development of new approaches to literature in the classroom, making possible to discuss it in the different levels of education. The work is intended, therefore, to all who are interested in the issue of literary readers formation in school and in the use of rewriting as reading incentive materials.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2015-11-30T11:08:12Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4813897 bytes, checksum: 10705f3d5a0db85a3a62e33ab3541e2e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-30T11:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4813897 bytes, checksum: 10705f3d5a0db85a3a62e33ab3541e2e (MD5) Previous issue date: 2015-08-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T22:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4813897 bytes, checksum: 10705f3d5a0db85a3a62e33ab3541e2e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2299 bytes, checksum: 430f9ede411d1e5e66a87cde95a8654f (MD5) Previous issue date: 2015-08-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAdaptações literáriaspor
dc.subjectLiterary adaptationseng
dc.subjectClássicos-
dc.subjectLetramento literário-
dc.subjectClassics-
dc.subjectLiterary literacy-
dc.titleOs clássicos adaptados como subsídio para o letramento literário no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8298069920405806por
dc.description.resumoA leitura literária torna-se cada vez mais escassa na escola, e o trabalho com os textos considerados clássicos encontra resistência dos estudantes, e, até mesmo, entre alguns professores, que adotam uma postura sacralizadora diante das obras canônicas, difundindo a falsa ideia de que a literatura é algo reservado apenas para as mentes mais brilhantes. O presente trabalho discute a utilização das adaptações literárias no ensino fundamental como uma forma de estimular práticas de letramento literário que despertem o interesse pelo texto de ficção. Reconhecemos que a leitura de uma reescritura jamais substituirá a leitura da obra em sua integralidade, porém, acreditamos também que é dever da escola, enquanto principal agência de letramento e espaço privilegiado para abordagem literária, tornar conhecido de seus alunos o maior número de narrativas possíveis, desde as séries iniciais. Ao final da discussão, apresentamos uma proposta de trabalho com um clássico em versão condensada, buscando atestar, na prática, a relevância do trabalho com as reescrituras para o desenvolvimento de novas abordagens da literatura em sala de aula, tornando possível a sua discussão nos diferentes níveis de ensino. O trabalho destina-se, portanto, a todos que se interessam pela problemática da formação de leitores literários na escola e pela utilização das reescrituras como materiais de incentivo à leitura.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)por
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/15882/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.