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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental |
| Autor(es): | Gonçalo, Sandra Regina Pereira |
| Primeiro Orientador: | Melo, Carlos Augusto de |
| Primeiro Coorientador: | Melo, Carlos Augusto de |
| Resumo: | Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental e de forma mais específica uma proposta de intervenção voltada para o 9º ano de uma Escola de Ensino Fundamental localizada em uma cidade no sertão da Paraíba/PB. Os objetivos principais são discutir aspectos relacionados aos documentos oficiais que fundamentaram a lei 10.639/03, problematizar a inserção da literatura afro-brasileira nas salas de aulas do Ensino Fundamental e, especialmente, do 9º ano e sugerir atividades que possam intervir na prática dos professores de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem da literatura em sala de aula. O estudo está fundamentado na Constituição Federal de 1988, na LDB, na Lei 10.639/03, textos de COSTA e BEZERRA, (2013); COSSON, (2014); PCN’s/1997; PLURALIDADE CULTURAL, (1997); LEITE, (2011) entre outros. A proposta de intervenção consistiu na realização de dois questionários e cinco oficinas literárias em sala de aula com os alunos. Essas oficinas foram realizadas conforme a ordem de descrição e numeração e os questionários foram aplicados um antes e o outro após as oficinas. |
| Abstract: | This work makes a significant approach to the presence of African-Brazilian literature in elementary education and more specifically a proposed intervention for the 9th year of Elementary School located in a town in the hinterland of Paraíba/PB. Such work as main objectives to discuss aspects related to official documents that underlie the law 10,639 / 03, to bring out the problematic insertion of African-Brazilian literature in the classrooms of elementary school and especially the 9th grade and suggest activities that may intervene practice of the Portuguese Language teachers in regard to the literature approach in the classroom. The study is based on the Federal Constitution of 1988, in the LDB, Law 10,639 / 03, texts and BEZERRA and COSTA, (2013); COSSON, (2014); PCN's / 1997; PLURALIDADE CULTURAL (1997); LEITE (2011) among others. The intervention proposal consisted of two questionnaires and five literary workshops in the classroom with students. These workshops were conducted as described order and numbering and questionnaires were administered one before and another after the workshops. |
| Palavras-chave: | Literatura afro-brasileira Afro-Brazilian literature Ensino fundamental Sala de aula Língua portuguesa Elementary school Classroom Portuguese language |
| CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
| Citação: | MELO, Carlos Augusto de. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7656 |
| Data do documento: | 27-Ago-2015 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
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