Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7663
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Produção do gênero anúncio publicitário no ensino fundamental através de sequências didáticas
metadata.dc.creator: Silva, Alanna Cavalcanti dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo
metadata.dc.description.resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) preconizam que o ensino de língua portuguesa adote o texto como unidade básica de ensino e a noção de gênero como objeto de ensino. Além disso, o documento orienta que no ensino fundamental, os discentes se tornem aptos a interpretar e produzir com eficácia os mais diversos gêneros. Todavia, essas recomendações têm sido um desafio para a escola, que muitas vezes não sabe qual caminho percorrer para alcançar tal finalidade. Dessa forma, com o objetivo geral de contribuir com a formação de produtores proficientes e críticos de textos por meio de atividades de leitura e escrita, desenvolvemos esta dissertação, tendo como fundamentação teórica as contribuições trazidas por: Bakhtin (1997), Cavalcante (2013), Dionisio (2011), Fiorin (2006), Kleiman (2005), Koch e Elias (2013 e 2014), Lopes-Rossi (2011), Marcuschi (2008), PCN (BRASIL, 1998), Rojo (2009), Soares (1998), dentre outros. A partir da escolha do gênero discursivo anúncio publicitário, esta pesquisa é justificada pelo fato de contribuir para que o trabalho com esse gênero ocorra de modo mais abrangente que nos livros didáticos, favorecendo o progresso dos discentes em práticas de leitura e escrita. Elaboramos, para isso, esta pesquisa de natureza aplicada, descritiva e intervencionista, que se trata de uma pesquisa-ação, ocorrendo a atuação de pesquisadores e participantes envolvidos no problema, que era a dificuldade de produção escrita do gênero. Dessa maneira, esta pesquisa se concretizou através da coleta de produções do gênero de vinte e dois alunos de uma escola pública paraibana, a partir de uma aula baseada em um livro didático, a fim de verificar se o material é eficaz no ensino do gênero e intervir sobre as dificuldades apresentadas. Elaboramos uma proposta interventiva em forma de sequências didáticas, com base nos módulos didáticos de Lopes- Rossi (2011) e após a execução das sequências, solicitamos mais uma produção do gênero. Assim, o corpus desta pesquisa foi formado pelas produções anteriores e posteriores à aplicação das sequências didáticas. Após a intervenção, analisamos os textos e percebemos o progresso dos alunos quanto ao atendimento às dimensões do gênero, à adequação discursiva, aos aspectos línguistico-textuais e à utilização de recursos persuasivos.
Abstract: The National Curriculum Standards (BRASIL, 1998) recommend that the teaching of the Portuguese language must adopt the text as the basic unit of teaching and the notion of genre as a teaching object. In addition, the document acclaims that in the elementary education, students should become able to interpret and efficiently produce the most diverse genres. However, these recommendations have been a challenge to the school, which very often does not know what way to follow to attain that purpose. Thus, we developed this dissertation with the main objective to contribute to the training of proficient and critical text producers through reading and writing activities, whose theoretical basis are the contributions brought by: Bakhtin (1997), Cavalcante (2013), Dionisio (2011), Fiorin (2006), Kleiman (2005), Koch and Elias (2013 and 2014), Lopes-Rossi (2011), Marcuschi (2008), PCN (BRASIL, 1998), Rojo (2009), Soares (1998), among others. From the choice of the genre of discourse advertisement, this research is justified by contributing to the work with this genre occur more broadly than in textbooks, promoting the progress of students in reading and writing practices. Therefore, we developed this research, which is characterized as descriptive, applied, and interventional, being also an action-research, where occurs both the work of researchers and participants involved in the problem, which was the difficulty in the written production of the genre. Thus, the progress of this research occurred through the collection of productions of this genre from twenty-two students in a public school in Paraiba, from a class based on a textbook in order to verify the sufficiency of the material in teaching the genre and intervene on the difficulties presented. We developed an interventional proposal in the form of didactic sequences, based on teaching modules of Lopes-Rossi (2011) and after the implementation of the sequences, we asked for one more production of the genre. Thus, the corpus of this research was formed by the productions before and after the application of the didactic sequences. After the intervention, we analyzed the texts and realized the progress of students as regards the genre dimensions, the discursive adequacy, the textual-linguistic aspects and the use of persuasive resources.
Keywords: Escrita
Writing
Sequências didáticas
Gênero discursivo
Anúncio publicitário
Didactic sequences
Discursive genre
Advertisement
metadata.dc.subject.cnpq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Citation: SILVA, Alanna Cavalcanti dos Santos. Produção do gênero anúncio publicitário no ensino fundamental através de sequências didáticas. 2015. 158 f. Dissertação - (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7663
Issue Date: 21-Aug-2015
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo Total11,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.