Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaudêncio, Wanda Patrícia de Sousa-
dc.date.accessioned2015-12-07T12:09:08Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T22:29:49Z-
dc.date.available2018-07-20T22:29:49Z-
dc.date.issued2015-08-30-
dc.identifier.citationGAUDENCIO, Wanda Patricia de Sousa. Letramentos e ressignificação da prática docente por meio da ferramenta digital Edmodo. 2015. 145 f. Dissertação - (Mestrado Profissional em Letras) Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7664-
dc.description.abstractThis study aims to present the results of an intervention in a classroom in order to reframe the teaching practice with the acquisition of digital literacy through the use by students of Edmodo digital tool. Characterized as a qualitative study, with descriptive and interventional character, was developed with students of the 7th year in a public school located in the neighborhood of Catingueira (Acacio Figueiredo) in Campina Grande-PB. To reach our goals, research is structured in the following stages: analysis and exploitation of Edmodo tool, setting the students to the platform interface, application didactic sequence and analysis of activities for investigation to favor practices of literacies among participating students. Data collection and the results achieved with the intervention led us to the introduction of new practices and that the incentive for writing a multiliterated perspective is valid, since activities are applied to permit access, analysis, production and socialization texts in different languages and still, that allow the student access to new conceptions of reading and analyzing texts. As a theoretical basis, we based on authors who talk about computer science, the relation between technology and education, literacy, multi literacy, digital literacy and assessing the feasibility of Edmodo social interaction platform, like Xavier et al (2011); Almeida et al (2000), Alves, Zambalde and Figueiredo (2004); Almeida and Fonseca Junior (2000); Sousa, Moita and Carvalho (2011); Coscarelli and Ribeiro (2011); Moreira and Caleffe (2008); Gabriel (2013); Bisognin (2009); Marcuschi (2008), and Shephered Salies (2013), Trjara (2008), Tanzi Neto (2013), Valente (1997). As the methodological procedures, an intervention through the application of a didactic sequence with cellular support the use was conducted for carrying out activities in the platform Edmodo.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2015-12-07T12:09:08Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2565159 bytes, checksum: c0642064c9971c0ff6ca6d49600eb39e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-12-07T12:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2565159 bytes, checksum: c0642064c9971c0ff6ca6d49600eb39e (MD5) Previous issue date: 2015-08-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T22:29:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2565159 bytes, checksum: c0642064c9971c0ff6ca6d49600eb39e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2187 bytes, checksum: 9baf7c3c9dae4dca3432c3dfb892aeba (MD5) Previous issue date: 2015-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectLetramento digital-
dc.subjectMultimodalidade-
dc.subjectPlataforma Edmodo-
dc.subjectDigital literacy-
dc.subjectMultimodality-
dc.subjectPlatform Edmodo-
dc.titleLetramentos e ressignificação da prática docente por meio da ferramenta digital EDMODOpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563579448339114por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma intervenção em sala de aula por meio da utilização, pelos alunos, da ferramenta digital Edmodo. Estudo de natureza qualitativa, com caráter descritivo e intervencionista, foi desenvolvido junto a alunos matriculados no 7º ano, em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande–PB. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada a aplicação de uma sequência didática, com uso do suporte celular, para o acesso de atividades disponibilizadas na plataforma Edmodo. A análise dos dados coletados nos levou a constatar que a inserção de novas práticas e o incentivo à escrita numa perspectiva multiletrada é válida, principalmente por possibilitar a leitura, a produção e a socialização de textos, em diferentes linguagens. Como base teórica, pautamo-nos em autores que discorrem sobre a relação entre tecnologia e educação, letramento, multiletramento e letramento digital, a exemplo de Xavier et al. (2011); Almeida et al. (2000), Alves, Zambalde e Figueiredo (2004); Almeida e Fonseca Júnior (2000); Sousa, Moita e Carvalho (2011); Coscarelli e Ribeiro (2011); Moreira e Caleffe (2008); Gabriel (2013); Bisognin (2009); Marcuschi (2008) ,Shephered e Saliés (2013), Tajra (2008), Tanzi Neto (2013), Valente (1997).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (Profletras)por
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16009/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.