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Tipo: Dissertação
Título: O celular como dispositivo eletrônico para produção de textos multimidiáticos: de objeto proibido à condição de recurso pedagógico em sala de aula
Autor(es): Arantes, Clécia de Vasconcelos
Primeiro Orientador: Maciel, João Wandemberg Gonçalves
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade escolar que teve como objetivo propiciar a formação para a leitura e, sobretudo, para a produção de textos multimissemióticos, usando o celular como dispositivo didático, tendo em vista que esse dispositivo, embora proibido, estava sendo usado em sala de aula de forma indevida especialmente para o acesso às redes sociais, gerando tensões e indisciplina. O público-alvo deste trabalho foi uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Pessoa. O processo de investigação realizou-se em duas etapas. A primeira, de natureza etnográfica, possibilitou-nos compreender as razões pelos quais os alunos fazem uso do celular em sala de aula, bem como, o que pensam da proibição e que textos são mais usados em suas interações, através das redes sociais. A segunda, uma pesquisa-ação, se realizou mediante a aplicação de um projeto de multiletramentos, acolhendo e problematizando os saberes linguísticos e usando as experiências dos alunos no manuseio dos aplicativos do celular, como ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades de leitura/escrita de textos multimidiáticos. Para tanto, valemo-nos das contribuições de Lévy (1999), Santaella (2004, 2007, 2009), Diretrizes para a aprendizagem móvel da UNESCO (2014), ROJO (2009, 2012, 2013), dentre outros. Os resultados apontam que é primordial o acolhimento da diversidade de práticas sociais de leitura e de escrita, bem como, dos bens culturais produzidos pela sociedade contemporânea, entre eles o celular como dispositivo híbrido, multifuncional, e ao mesmo tempo, como canal de interconexão global por onde circula uma infinidade de linguagens e culturas, visto que é papel da escola desenvolver no público que a ela acorre, habilidades de leitura e de escrita, que o tornem apto a assumir uma postura ética e democrática na sociedade contemporânea.
Abstract: This paper presents the results of a school activity that aimed to provide training on reading especially to the production of multisemiotics texts, using cell phones as a teaching device, considering that this instrument, though banned at school, had being used improperly in classroom especially for social networks access, rising up stress and indiscipline. The target group of this study has been a class of 8th grade on an elementary public school in João Pessoa. The investigation process was performed in two steps. The first one, ethnographic featured, enabled us to understand the reasons for which students take cell phone use in classroom, what they think about the ban and which texts are usually used in their interactions on social networks. The second one, an action research, was conducted through the effort of a multiliteracy project, admitting and discussing the linguistic knowledge, based on students’ skills with mobile applications as a start point to improve reading / writing multimediatic texts. Therefore we have made use of the contributions of Lévy (1999), Santaella (2004, 2007, 2009), Guidelines for Mobile Learning UNESCO (2014), ROJO (2009, 2012, 2013), and others. Results indicate that it is essential to shelter social practices diversity on reading and writing, as well as to cultural property produced by contemporary society, which includes mobiles as hybrid, multifunctional and at the same time global connection channel device, through which occur so many languages and cultures. School's role is to develop with students reading and writing skills that will let them be able to assume an ethical and democratic position in contemporary society.
Palavras-chave: Tecnologia móvel
Mobile technology
Multiletramentos
Nativos digitais
Multiliteracy
Digital natives
CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Citação: ARANTES, Clécia de Vasconcelos. O celular como dispositivo eletrônico para produção de textos multimidiáticos: de objeto proibido à condição de recurso pedagógico em sala de aula. 2015. Dissertação - (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7665
Data do documento: 31-Ago-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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