Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7673| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB |
| Autor(es): | Dutra, Thiago de Medeiros |
| Primeiro Orientador: | Farias, Maria da Salete Barboza de |
| Resumo: | Este trabalho versa sobre a Formação de Professores para uma proposta de Educação Integral a partir da avaliação participativa, democrática e reflexiva capaz de desenvolver um corpo docente preparado para formar holisticamente os alunos. A Educação Integral tem se desenvolvido em nosso Estado como política pública que garante os direitos humanos das crianças e dos adolescentes, ligando-se a saberes transdisciplinares, como Ética, Cidadania, Política e Saúde e não se limitando apenas a informar, mas a formar cidadãos conscientes e críticos. Trata-se de um Estudo de Caso desenvolvido na Escola Internacional Cidade Viva, instituição de ensino privado da cidade de João Pessoa que possui como pilares a educação em tempo integral, o ensino bilíngue e a ética cristã. Nesta pesquisa analisou-se o instrumento de avaliação desenvolvido com os professores, evidenciando saberes e competências vinculadas à proposta de educação Integral. No processo verificou-se que a avaliação participativa pode ser uma ferramenta democrática e objetiva que possibilita o crescimento profissional e integral do corpo docente. |
| Abstract: | This work deals with the Training of Teachers for a proposal of Integral Education from the evaluation participatory, democratic and reflective able to develop a faculty prepared to holistically students. The Integral Education has been developed in our State as a public policy that ensures the human rights of children and adolescents, by turning the transdisciplinary knowledge, as ethics, Citizenship, Political and Health and not limited only to inform, but also to form citizens to be aware and critical. It is a Case Study of “Escola Internacional Cidade Viva”, private school institution locate in the city of Joao Pessoa that has as pillars education full-time, the bilingual teaching and Christian ethics. In this study we analyzed the assessment instrument developed with teachers, demonstrating knowledge and skills linked to the proposal of Integral education. In the process it was found that the participatory evaluation can be a democratic and an objective tool that allows the entire professional growth of faculty. |
| Palavras-chave: | Educação Integral Integral Education Formação de Professores Formação pela Avaliação Teacher Training Training for the Evaluation |
| CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Citação: | DUTRA, Thiago de Medeiros. Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7673 |
| Data do documento: | 26-Fev-2015 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | arquivototal | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
