Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa Neto, Oswaldo Evaristo da | - |
| dc.date.accessioned | 2016-02-15T19:39:27Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:14:52Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:14:52Z | - |
| dc.date.issued | 2015-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA NETO, Oswaldo Evaristo da. Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845 | - |
| dc.description.abstract | The distance learning in Brazil is a reality and, to each day, has increased the number of institutions, courses and people, who aspire to qualify professionally and even pursue an undergraduate or graduate degree. The accreditation of technical and higher education institutions to implement the modality of distance education; the creation of the Program Open University of Brazil – which allowed undergraduate and graduate degrees in various locations for partnership between public institution of higher education; and municipal management for the creation of an ODL center. These three main topics listed above, were determining factors for the growth in the number of students enrolled in distance education in Brazil. In this type of education, teachers and tutors are responsible for mediation of student learning, but for that to happen satisfactorily, it is essential the use technologies and methodologies that enable them to plan and monitor the activities assigned to students. The practice of teaching an undergraduate, as an open distance learning, has been a challenge for teachers of the curricular subjects - especially with regard to the activities assigned to students. Therefore, the present research work presents a methodology for a systematic approach in the planning and monitoring of activities in undergraduate distance learning courses. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Clebson Anjos (clebson.leandro54@gmail.com) on 2016-02-15T19:39:27Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6189085 bytes, checksum: 07d9728a591760b1c7cc2cafdb3c086c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-15T19:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6189085 bytes, checksum: 07d9728a591760b1c7cc2cafdb3c086c (MD5) Previous issue date: 2015-06-17 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 6189085 bytes, checksum: 07d9728a591760b1c7cc2cafdb3c086c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2015-06-17 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Educação a Distância | por |
| dc.subject | Distance Education | eng |
| dc.subject | Sistemas de Apoio ao Moodle | - |
| dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | - |
| dc.subject | Metodologia de Ensino-aprendizagem | - |
| dc.subject | Systems Support Moodle | - |
| dc.subject | Virtual Learning Environment | - |
| dc.subject | Teaching-learning methodology | - |
| dc.title | Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Alvaro Francisco de Castro | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5061312286412870 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008327601863491 | por |
| dc.description.resumo | A educação a distância no Brasil é uma realidade e, a cada dia, vem crescendo o número de instituições, cursos e de pessoas que almejam se qualificar profissionalmente, cursar uma graduação ou uma pós-graduação. O credenciamento de instituições de ensino técnico e superior para a implantação da modalidade de educação a distância, a criação do Programa Universidade Aberta do Brasil que permitiu que cursos de graduação e pós-graduação em diversas localidades pela parceria firmada entre instituição pública de ensino superior e a gestão municipal para a criação de um polo de EAD foram fatores determinantes para o crescimento do número de alunos matriculados em cursos a distância no Brasil. Nesta modalidade de educação, professores e tutores são responsáveis pela mediação da aprendizagem do aluno, mas, para que possa acontecer de maneira satisfatória, é imprescindível a utilização de tecnologias e metodologias que lhes permitam planejar e monitorar as atividades atribuídas aos alunos. O exercício da docência em cursos de graduação a distância tem sido um desafio para os professores das disciplinas curriculares – principalmente com relação às atividades atribuídas aos alunos. Portanto, o presente trabalho de pesquisa apresenta uma metodologia para uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância. | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.department | Informática | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16711/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | arquivototal | 6,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
