Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta Neto, Oswaldo Evaristo da-
dc.date.accessioned2016-02-15T19:39:27Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:52Z-
dc.date.available2018-07-21T00:14:52Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Oswaldo Evaristo da. Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845-
dc.description.abstractThe distance learning in Brazil is a reality and, to each day, has increased the number of institutions, courses and people, who aspire to qualify professionally and even pursue an undergraduate or graduate degree. The accreditation of technical and higher education institutions to implement the modality of distance education; the creation of the Program Open University of Brazil – which allowed undergraduate and graduate degrees in various locations for partnership between public institution of higher education; and municipal management for the creation of an ODL center. These three main topics listed above, were determining factors for the growth in the number of students enrolled in distance education in Brazil. In this type of education, teachers and tutors are responsible for mediation of student learning, but for that to happen satisfactorily, it is essential the use technologies and methodologies that enable them to plan and monitor the activities assigned to students. The practice of teaching an undergraduate, as an open distance learning, has been a challenge for teachers of the curricular subjects - especially with regard to the activities assigned to students. Therefore, the present research work presents a methodology for a systematic approach in the planning and monitoring of activities in undergraduate distance learning courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clebson Anjos (clebson.leandro54@gmail.com) on 2016-02-15T19:39:27Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6189085 bytes, checksum: 07d9728a591760b1c7cc2cafdb3c086c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-15T19:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6189085 bytes, checksum: 07d9728a591760b1c7cc2cafdb3c086c (MD5) Previous issue date: 2015-06-17eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 6189085 bytes, checksum: 07d9728a591760b1c7cc2cafdb3c086c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2015-06-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectSistemas de Apoio ao Moodle-
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem-
dc.subjectMetodologia de Ensino-aprendizagem-
dc.subjectSystems Support Moodle-
dc.subjectVirtual Learning Environment-
dc.subjectTeaching-learning methodology-
dc.titleUma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Alvaro Francisco de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061312286412870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008327601863491por
dc.description.resumoA educação a distância no Brasil é uma realidade e, a cada dia, vem crescendo o número de instituições, cursos e de pessoas que almejam se qualificar profissionalmente, cursar uma graduação ou uma pós-graduação. O credenciamento de instituições de ensino técnico e superior para a implantação da modalidade de educação a distância, a criação do Programa Universidade Aberta do Brasil que permitiu que cursos de graduação e pós-graduação em diversas localidades pela parceria firmada entre instituição pública de ensino superior e a gestão municipal para a criação de um polo de EAD foram fatores determinantes para o crescimento do número de alunos matriculados em cursos a distância no Brasil. Nesta modalidade de educação, professores e tutores são responsáveis pela mediação da aprendizagem do aluno, mas, para que possa acontecer de maneira satisfatória, é imprescindível a utilização de tecnologias e metodologias que lhes permitam planejar e monitorar as atividades atribuídas aos alunos. O exercício da docência em cursos de graduação a distância tem sido um desafio para os professores das disciplinas curriculares – principalmente com relação às atividades atribuídas aos alunos. Portanto, o presente trabalho de pesquisa apresenta uma metodologia para uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16711/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfarquivototal6,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.