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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mirinalda Alves Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2016-02-18T14:06:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:17Z-
dc.date.available2018-07-20T23:45:17Z-
dc.date.issued2015-06-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Mirinalva Alves Rodrigues dos. O Ensino Religioso e o Programa Escola de Zé Peão: interfaces e articulações no currículo, 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7892-
dc.description.abstractThis study has as objective to search interfaces on the curricular proposal of the program school Zé Peão and its possible articulations with the religious teaching. Since there is a need to include the religious teaching on the curricular proposal of this program, once that this teaching is recognized by legislations of global and local education in Brazil as field of knowledge. This argumetation takes place by the fact the religious teaching becomes a specific part of the popular education, since that education is focused on a cultural diversity. The discussion was supported, legitimated and concluded through guidelines and bases of education (LDB de n° 9394/96), Curricular parameters for the religious teaching (PCNER, 1997), in addition, bibliographic interlocutions were made with important theorists such as: Freire (1980, 1981, 1983, 2004), Zotti (2004), Passos (2007), Junqueira e Blanck (2013), Silva (2011), and other authors, also through methodological qualitative procedures done in this study, which was made a state of art of the bibliography available by the program of graduate degree in education (PPGE/UFPB), with the analysis of the pedagogical (planning and sistematization) of the year and atuation of the author in the program school Zé Peão (PEZP) and by the analysis of speech made by educators, coordenators and idealizator of the program.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-02-18T14:06:46Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2401623 bytes, checksum: 6e82ab8b4c07975fd000b966fb549afe (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino Religioso. Diversidade cultural. Educação Popular. Programa Escola Zé Peão.por
dc.subjectReligious teaching. Cultural diversity. Popular Education. Program school Zé Peãoeng
dc.titleO Ensino Religioso e o Programa Escola de Zé Peão: interfaces e articulações no currículopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087839207872339por
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo buscar interfaces na proposta curricular do Programa Escola Zé Peão e suas possíveis articulações com o Ensino Religioso. Tendo em vista que há uma necessidade de incluir o Ensino Religioso na proposta curricular desse programa, uma vez que esse ensino é reconhecido pelas legislações da educação brasileira global e local enquanto uma área de conhecimento. Essa argumentação se fortalece pelo fato de que o Ensino Religioso passa ser uma especificidade da Educação Popular, pois essa educação vislumbra seu olhar para a diversidade cultural. A problemática que está sendo levantada foi apoiada, legitimada e concluída através das legislações que rege o Ensino Religioso, entre elas a Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB de n° 9394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER, 1997), além disso, foi feito interlocuções bibliográficas com principais teóricos como: Freire (1980, 1981, 1983, 2004), Zotti (2004), Passos (2007), Junqueira e Blanck (2013), Silva (2011), entre outros autores, e também através dos procedimentos metodológicos qualitativos realizados nesse estudo, o qual foi feito um Estado da Arte das bibliografias disponíveis pelo Programa de Pós – graduação em Educação (PPGE/UFPB), pela análise do material pedagógico (planejamento e sistematização) do ano e atuação da autora no Programa Escola Zé Peão (PEZP) e pelas análises dos discursos dos educadores, os coordenadores e idealizador desse programa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16767/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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