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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Redes sociais e campanha política: convergência midiática na eleição de 2012 para prefeito de João Pessoa
metadata.dc.creator: Santos, Joceane Gomes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Cláudio Cardoso de
metadata.dc.description.resumo: A imprensa, o rádio e a televisão historicamente têm ocupado lugares estratégicos no que diz respeito à propaganda eleitoral, principalmente, quanto ao uso de sua linguagem pelos candidatos. Com o advento da internet e redes sociais, verificam-se modificações nas técnicas, linguagens e narrativas midiáticas, assim como novos regimes de participação e sociabilidade, particularmente no contexto da televisão, devido à força deste veículo junto ao eleitorado. Dentre as mudanças ocorridas na comunicação digital, ressaltam-se os processos “transmídia” (JENKINS, 2009), “interação” (PRIMO, 2007) e “convergência midiática” (CASTRO & DUARTE, 2010), em que se fundem as linguagens das diferentes mídias. Neste sentido, o presente trabalho contempla as narrativas utilizadas nas campanhas dos candidatos a prefeito da cidade de João Pessoa-PB, observando os processos de “transmidiação” “interatividade” e “convergência midiática”. Para tanto, busca examinar como as redes sociais vêm se constituindo em locus propício para a divulgação das mensagens eleitorais e o uso da “narrativa transmidiática” no ambiente político. A convergência midiática impõe um novo modus operandi na rotina de trabalho dos profissionais atuantes na área política, exigindo que estes reconheçam o poder da comunicação em rede e adaptem sua linguagem às contingências dessa “nova comunicação” (CHAREAUDAU, 2008). A comunicação compartilhada das redes gera modos de interação e sociabilidade, estimulando os cidadãos-eleitores a defenderem os seus interesses, fazer suas escolhas e tomar suas próprias decisões, sem priorizar as ambições lucrativas da comunicação corporativa (ANTOUN & MALINI, 2013). Nesta perspectiva, propomos uma análise das redes sociais Twitter e o Facebook, considerando a eficácia de sua utilização no período eleitoral de 2012.
Abstract: The press, radio and television have historically occupied strategic places with regard to electoral propaganda, especially on the use of their language by the candidates. With the advent of internet and social networks, there are changes in techniques, languages and media narratives as well as new arrangements of participation and sociability, in particular the television context, because of the strength this vehicle has with the electorate. Among the changes in digital communication, we point out the processes "transmedia" (JENKINS, 2009), "interaction" (PRIMO, 2007) and "media convergence" (CASTRO & DUARTE, 2010), in which the languages of different media merge. This work includes the narratives used in the campaigns of candidates for mayor of the city of João Pessoa-PB and observes the processes of "transmediation" "interactivity" and "media convergence". This work also seeks to examine how social networks is becoming a propitious locus for the announcement of election messages, and the use of "transmedia storytelling" in the political environment. The media convergence imposes a new modus operandi in the work routine of professionals working in the political field, demanding that they recognize the power of network communication and adapt their language to the contingencies of this "new communication" (CHAREAUDAU, 2008). The communication shared through the network generates modes of interaction and sociability, encouraging citizens-voters to defend their interests, to make their choices and to take their own decisions, without prioritizing profitable ambitions of corporate communication (ANTOUN & MALINI, 2013). From this perspective, we proposed an analysis of the social networks Twitter and Facebook, considering the effectiveness of theiruse in the elections of 2012.
Keywords: Narrativa transmídia
Transmedia storytelling
Convergência midiática
Redes sociais
Campanha política
Media convergence
Social networks
Political campaign
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citation: SANTOS, Joceane Gomes dos. Redes sociais e campanha política: convergência midiática na eleição de 2012 para prefeito de João Pessoa. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7909
Issue Date: 11-Aug-2015
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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