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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitores especiais de jornais: um estudo sobre estratégias de acessibilidade de pessoas cegas ao webjornalismo paraibano
metadata.dc.creator: Araújo, Valter Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Joana Belarmino de
metadata.dc.description.resumo: Com base na validação de ações e competências voltadas à inclusão de pessoas com deficiência visual à informação, pondera-se, através desse trabalho, a acessibilidade promovida pelo jornalismo paraibano a esse leitor potencial. Ao longo da sua história, o jornal impresso vem registrando novos processos noticiosos a exemplo do rádiojornalismo, telejornalismo e, agora, webjornalismo, os quais o conduz a estar sempre repensando novas ações e práticas para manter o seu público e conquistar novos leitores. Nessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo geral, realizar um estudo acerca do webjornalismo na Paraíba, a fim de compreender a problemática de acessibilidade dos leitores cegos de jornais, envolvendo aspectos relativos à concepção de midiatização e à linguagem jornalística, com base nos contributos teóricos e práticos que envolvem técnicas de produção, circulação, distribuição e recepção dos conteúdos jornalísticos. Em princípio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com leitura seletiva e compreensão dos principais conceitos envolvidos nesse estudo; em seguida, realizou-se a aplicação de questionário junto a pessoas envolvidas com a produção do webjornalismo e responsáveis por disponibilizar esses conteúdos na web (desenvolvedores de páginas, programadores e repórteres); Posteriormente, foi feita uma testagem de acessibilidade, nas versões online dos jornais, certificando-as em sites especializados. Para tanto, utilizou-se dos validadores que são ferramentas automáticas e de revisão direta, que avaliam o nível de acessibilidade à web, mediante pesquisa no código da página. Os elementos dos jornais analisados foram: o texto e a imagem, principais instrumentos de trabalho da imprensa escrita. Os erros de acessibilidade foram identificados como frequentes e transversais nos dois jornais analisados. Entre os exemplos de erros mais comuns se destaca links cujo conteúdo é uma imagem sem texto alternativo e ligações com o mesmo texto, mas diferentes destinos. Alguns desses erros constituem obstáculos à compreensão dos conteúdos, por parte de pessoas com deficiência, principalmente aquelas que se utilizam de tecnologias de apoio, a exemplo dos leitores de telas. Finaliza-se essa pesquisa com a aplicação de uma entrevista Grupo Focal envolvendo participantes voluntários, pessoas com deficiência visual, representantes de uma parcela da sociedade que, até o início dos anos 90, do século XX, não contava com nenhuma estratégia para leitura de jornais. No Grupo Focal, observou-se que a maioria dos depoimentos coletados incluiu a internet como um dos veículos de comunicação mais utilizados, seguido pelo rádio em sua versão tradicional e também o web rádio.
Abstract: Based on the validation actions and skills aimed at inclusion of visually impaired people to information weighs up, through this work, accessibility, promoted by Paraiba journalism that potential reader. Throughout its history, the printed newspaper has been recording new news processes such as the Radio Journalism, TV journalism and now web journalism, which always leads to be rethinking new actions and practices to keep your audience and gain new readers. From this perspective, this study aimed to, conduct a study about web journalism in Paraíba, in order to understand the problems of accessibility of blind readers of newspapers, including aspects relating to the design of media coverage and journalistic language, based on theoretical contributions and practical techniques that involve production, circulation, distribution and reception of journalistic content. In principle a literature search was performed with selective reading and understanding of the key concepts involved in this study; then there was the application of a questionnaire to people involved in the production of web journalism and responsible for providing this content on the web (page developers, programmers and reporters); Later, an accessibility testing was done in the online versions of newspapers making sure the on specialized sites. Therefore, we used the validators that are automated tools and direct review, evaluating the web accessibility level, through research in the page code. The elements of the newspapers analyzed were: the text and the image, leading the print media work tools. Accessibility errors were identified as frequent and cross the two newspapers analyzed. Examples of the most common mistakes is highlighted links whose content is an image without alternative text and links with the same text, but different destinations. Some of these errors are obstacles to understanding the content, by people with disabilities, especially those who use assistive technologies, like the screen readers. This research is finalized with the application of an interview Focus Group involving voluntary participants, people with visual disabilities, representatives of a part of society that until the early 90s of the twentieth century, did not have any strategy for reading newspapers . In the focus group, it was observed that most of the reports collected included the internet as one of the most used communication vehicles, followed by radio in its traditional version and also the web radio.
Keywords: Webjornalismo
Web journalism
Deficiência visual
Acessibilidade
Visual impairment
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Citation: ARAÚJO, Valter Barbosa de. Leitores especiais de jornais: um estudo sobre estratégias de acessibilidade de pessoas cegas ao webjornalismo paraibano. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7984
Issue Date: 30-Apr-2015
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

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