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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8044
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico socioambiental e intervenção educativa no semiárido paraibano: o estudo de caso do Bairro Jardim Sant'ana, Sousa-PB
Autor(es): Portela, Lívia Feijó
Primeiro Orientador: Lima, Gustavo Ferreira da Costa
Segundo Orientador: Denise Dias, Cruz
Resumo: Mudanças culturais são um grande desafio à redução de impactos ambientais e ao ideal da convivência com o semiárido, especialmente nas zonas urbanas, onde há um distanciamento maior com relação ao ambiente do semiárido. Promover educação não formal nessa região se faz de grande valia para a construção de uma nova cultura ambiental. O presente estudo teve como objetivo diagnosticar os principais problemas socioambientais do bairro Jardim Sant’ana, cidade de Sousa, semiárido da Paraíba, e avaliar a percepção da população em relação à cultura ambiental, bem como, promover intervenções educativas com foco na educação ambiental crítica para crianças do referido bairro. Na primeira parte do trabalho, apresenta-se o diagnóstico socioambiental elaborado, que é ferramenta importante para embasar a construção de políticas públicas de convivência com o semiárido. Posteriormente, os resultados das intervenções educativas, o Projeto Ser-Tão Ambiental, são apresentados e analisados. Adotou-se a metodologia do tipo qualiquantitativa, utilizando-se pressupostos teóricos da pesquisa fenomenológica e observação participante. A partir da análise e conclusão da pesquisa, foi possível constatar a urgente necessidade de conexão entre a população e o semiárido paraibano. O Poder Público é ator fundamental nessa construção que necessita de políticas públicas eficazes para que se torne possível. Também foi detectada, por meio do Projeto Ser-Tão Ambiental, a importância da promoção de educação não formal para a formação ecocidadã e para uma melhoria na qualidade de vida da população. Portanto, os estudos e as intervenções realizadas nessa pesquisa, propiciaram uma aproximação dos envolvidos com o ambiente em que vivem, ainda que primariamente, passo importante na construção de um novo comportamento, sensibilizando os envolvidos sobre seu papel ecológico.
Abstract: Cultural changes are a challenge to the reduction of environmental impacts and to the ideal of coexistence with the semiarid especially on the urban zones, where have a greater detachment with relation to the environment of semiarid. Promote non-formal education in this region it is of great value to the construction of a new environmental culture. This study had as objective to diagnose the main socio-environmental problems of the Jardim Sant'ana neighborhood, in Sousa, semiarid of Paraíba, and assess the population perception in relation to the environmental culture, well as promote educational interventions focusing on critical environmental education for the children of that neighborhood. In the first part of the work it is presents the socio-environmental diagnostic that was elaborated, which is an important tool to support the development of public policies of coexistence with the semiarid region. After, the results of the educational intervention, the project Ser-Tão Ambiental, are presented and analyzed. The methodology of qualitative and quantitative type was adopted using theoretical assumptions of phenomenological research and participant observation. From the analysis and conclusion of research it was evident the urgent need of connection between the population and the paraiban semiarid. The Public Power it is the fundamental actor in this construction that needs effective public policies to turn it possible. It was also detected by means of project Ser- Tão Ambiental the importance of non-formal education promotion to the ecological citizen formation and to improve in the life quality of population. So, the studies and interventions realized in this research, results in an approximation of those involved with the environment they live in although primarily, important step in a construction of a new behavior, sensitizing the involved about their ecological role.
Palavras-chave: Percepção
Perception
Cultura Ambiental
Zonas Urbanas
Educação Ambiental Crítica
Environmental Culture
Urban Areas
Critical Environmental Education
CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gerenciamento Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: PORTELA, Lívia Feijó. Diagnóstico socioambiental e intervenção educativa no semiárido paraibano: o estudo de caso do Bairro Jardim Sant'ana, Sousa-PB. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8044
Data do documento: 24-Fev-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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