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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8088
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cemitério São João batista de Guarabira-PB: Espaço Pedagógico Para o Ensino de História |
Autor(es): | Hipólito, Paulo |
Primeiro Orientador: | Bueno, São João Batista Gonçalves |
Resumo: | A dissertação que aqui apresento surgiu da vontade de unir dois objetos de estudos os quis me dediquei na minha carreira acadêmica desde a graduação: o cemitério e o ensino de História. Meu objetivo foi desenvolver este estudo visando as possibilidades de se trabalhar o cemitério como fonte para o ensino de História. Conforme nos demonstra os estudos do historiador Bellomo (2008), o cemitério pode nos fornecer informações sobre valores religiosos, aspectos genealógicos, formas de memória das famílias ou da comunidade; estudos étnicos, arquitetônicos, patrimoniais e artísticos, ou seja, uma gama de possibilidades temáticas que podem ser trabalhadas tendo como pano de fundo o espaço cemiterial. Aqui defendo a hipótese de que o cemitério pode proporcionar uma aprendizagem significativa da História que pode parecer diferenciada e inovadora para os estudantes da educação básica que, muitas vezes, queixam-se da forma fria de como a disciplina de História é ensinada em sala de aula, sem muita relação com a realidade deles. Este estudo se valeu da execução de uma sequência didática com os alunos do 8º ano B e 9º ano A do Centro Educacional Dom Hélder Câmara, escola localizada no bairro Novo, Município de Guarabira-PB. Esta sequência didática envolveu aulas teóricas em sala, uma aula de campo no Cemitério São João Batista – cemitério mais antigo da cidade, localizado no centro de Guarabira e que hoje se encontra desativado para novos túmulos – e uma aula onde os alunos puderam relatar suas experiências por meio de uma produção textual. O foco das aulas foi dialogar com os conceitos de História, Memória, Identidade e Patrimônio, no intuito que os alunos pudessem compreendê-los relacioná-los com a história local e a cultura material e imaterial do cemitério. Através da análise das narrativas dos alunos, pude perceber a quebra do preconceito que os alunos tinham do cemitério, o diálogo da teoria com a prática com relação aos conceitos trabalhados, questionamentos acerca de problemas quanto à preservação dos túmulos, dentre outras particularidades destacadas pelos alunos. Além disso, foi considerável o envolvimento e empolgação dos alunos e o fato de terem gostado por ter sido uma aula tão diferente do habitual. |
Abstract: | The dissertation presented here arose from the desire to unite two studies of the objects wanted dedicated myself in my academic career since graduation: the cemetery and the teaching of history. My goal was to develop this study to the possibilities of working the graveyard as a source for teaching history. As we show the studies Bellomo (2008) historian, the cemetery can give us information about religious values, genealogical aspects, memory forms of families or community; ethnic studies, architectural, and artistic heritage, ie a range of thematic possibilities that can be worked with the backdrop of the cemeterial space. Here I defend the hypothesis that the cemetery can provide a meaningful learning of history that can differentiated and innovative look for students of basic education which often complain about the cold form of discipline as history is taught in the classroom without much to do with their reality. This study took advantage of running a teaching sequence with the 8th graders and 9th grade of Educational Center Dom Helder Camara, school located in New neighborhood, municipality of Guarabira-PB. This teaching sequence involving lectures in class, a field class at St. John Baptist Cemetery - the oldest cemetery in the city, located in the center of Guarabira and today is off for new tombs - and a lesson where students were able to relate their experiences By means of a textual output. The focus of the classes was acquainted with the concepts of history, memory, identity and heritage in order that students could understand them relate them to the local history and material culture and immaterial of the cemetery. Through the analysis of the narratives of the students, i could see the breaking of prejudice that students had the cemetery, the theory of dialogue with the practice in relation to the concepts worked, questions about issues around the preservation of the tombs, among other features highlighted by students. Moreover, it was considerable excitement involvement of students and the fact that they liked to have been a lesson so different from usual. |
Palavras-chave: | Cemitério Cemetery Ensino de História Aprendizagem Significativa História Local Fonte Histórica History Teaching |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | HIPÓLITO, Paulo. Cemitério São João batista de Guarabira-PB: Espaço Pedagógico Para o Ensino de História. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8088 |
Data do documento: | 28-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
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