Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8129
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de parâmetros cardiovasculares e desempenho cognitivo de estudantes de ambientes inteligentes de ensino submetidos à variação de temperatura do ar
Autor(es): Siqueira, Joseana Celiza Fernandes
Primeiro Orientador: Silva, Luis Bueno da
Resumo: Diversos institutos têm alertado sobre o aumento da temperatura do ar global nos últimos anos e a sua tendência em continuar aumentando. Este aumento tem sido associado a perda da produtividade física e cognitiva e a mortes humanas, algumas vezes relacionadas a disfunções cardiovasculares. Objetivo: Analisar a relação entre os parâmetros cardiovasculares (frequência cardíaca e pressão arterial) e o desempenho cognitivo de alunos submetidos à variação de temperatura do ar em ambientes de ensino. Métodos: Alunos universitários responderam a um questionário adaptado da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) em três dias consecutivos a diferentes temperaturas, enquanto as condições térmicas e frequência cardíaca foram medidas. Nestes dias, a pressão arterial e a frequência cardíaca foram avaliadas antes e depois do questionário. Resultados: A pressão arterial não foi alterada pela temperatura durante a realização de atividade cognitiva. Entretanto, tanto a frequência cardíaca média quanto a final aumentaram com o aumento da temperatura. Quanto ao desempenho, a acurácia do teste cognitivo não foi afetada pelas mudanças da temperatura. Por outro lado, houve redução no tempo de execução a altas temperaturas. Utilizando Modelos Lineares Generalizados foi observado que a acurácia no teste cognitivo foi relacionado à pressão arterial média ao início do teste, a frequência cardíaca máxima durante a atividade e a temperatura do ar. Conclusão: Esta pesquisa concluiu que a acurácia do desempenho cognitivo se eleva de 70% para 75% quando os alunos estão submetidos à temperatura que consideram neutra e com frequência cardíaca máxima e pressão arterial média adequadas para a atividade executada
Abstract: Several institutions have issued alerts about the rise in global temperature in the past few years, and on its tendency to keep rising in the future. This temperature rise has been associated to human deaths, some of which related to cardiovascular dysfunctions, and to loss of physical and cognitive performance on humans. Purpose: To analyze the relation between cardiovascular parameters (blood pressure and heart rate) and cognitive performance of students submitted to changes of temperature in classrooms. Methods: The university students answered the survey adapted of Battery of Reasoning Tests (BPR-5) during three consecutive days in different temperatures, while thermal conditions and heart rate were measured. In these days, the blood pressure and the heart rate were evaluated before and after the test. Results: The blood pressure did not alter with different temperatures during cognitive activity. However, the average heart rate and the final increased at high temperatures. The accuracy of cognitive performance was not altered with changes of temperature, on the other hand, the execution time reduced at high temperatures. Using the analyzes by Generalized Linear Models, it was observed that the accuracy on cognitive test was related to mean blood pressure at the beginning of the test, the maximum heart rate during the test and the air temperature. Conclusion: This research concluded that accuracy in cognitive performance rises from 70% to 75%.when the students are submitted to temperatures which them consider neutral and maximum heart rate and mean blood pressure are compatible with activity.
Palavras-chave: Frequência cardíaca
Heart rate
Pressão arterial
Conforto térmico
Termorregulação
Atividade cognitiva
Produtividade
Blood Pressure
Thermal Comfort
Thermoregulation
Cognitive activity
Productivity
CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Citação: SIQUEIRA, Joseana Celiza Fernandes. Avaliação de parâmetros cardiovasculares e desempenho cognitivo de estudantes de ambientes inteligentes de ensino submetidos à variação de temperatura do ar, 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8129
Data do documento: 24-Fev-2015
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.