Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Paula Cristina Ribeiro da rocha de Morais-
dc.date.accessioned2016-06-08T13:16:39Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:59Z-
dc.date.available2018-07-21T00:16:59Z-
dc.date.issued2015-09-28-
dc.identifier.citationCUNHA, Paula Cristina Ribeiro da Rocha de Morais. Novas Cartas Portuguesas: o gênero epistolar e a releitura do cânone literário português. 2015. 220 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8234-
dc.description.abstractThis research questions the canonical marginality of New Portuguese Letters (1972) and the inclusion of female authors in the Portuguese literary narrative, from the observation that the emergence of women authorship in Portugal was not the subject of critical readings that allowed grasping the literary procedures proposed by women's agency. The readings of the Portuguese literary canon that are guided by gynocritical methodologies of female works retrieval put New Portuguese letters as a literary milestone for the writers who start writing after 1972, paving the way for canon revisionist projects focused on gender category. Taking as its starting point the seventeenth-century letters of Mariana Alcoforado, the three Marias use a genre of autobiographical domain associated with the feminine expression to promote a dialogue with the society of the time. Sharing the credits for this collaborative work, they deliberately do not sign each text. Through these formal procedures, New Portuguese Letters implode categories of authorship and authority of the texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-06-08T13:16:39Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 2477689 bytes, checksum: a9d728b9ec29faf923c3ae254210d0a7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-08T13:16:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 2477689 bytes, checksum: a9d728b9ec29faf923c3ae254210d0a7 (MD5) Previous issue date: 2015-09-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 2477689 bytes, checksum: a9d728b9ec29faf923c3ae254210d0a7 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 2148 bytes, checksum: 8aab647948d689655096c7cf32878301 (MD5) Previous issue date: 2015-09-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectNovas Cartas Portuguesapor
dc.subjectNew Portuguese Letterseng
dc.subjectCânone-
dc.subjectAutoria feminina-
dc.subjectCrítica feminista-
dc.subjectGênero epistolar-
dc.subjectCanon-
dc.subjectFemale authorship-
dc.subjectFeminist critique-
dc.subjectEpistolary genre-
dc.titleNovas Cartas Portuguesas: o gênero epistolar e a releitura do cânone literário portuguêspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Moreira, Nadilza Martins de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5373805007297150por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7637966793005011por
dc.description.resumoEsta pesquisa questiona a marginalidade canônica de Novas Cartas Portuguesas (1972) e a inserção da autoria feminina na narrativa literária portuguesa, a partir da observação de que a emergência da escrita de mulheres em Portugal não foi objeto de leituras críticas que permitissem apreender os procedimentos literários propostos pelo agenciamento feminino. As releituras do cânone literário português que se orientam por metodologias ginocríticas de resgate de obras de autoria feminina colocam Novas Cartas como um marco literário para as escritoras que começam a escrever depois de 1972, abrindo caminho para projetos revisionistas do cânone centradas na categoria de gênero. Tomando como ponto de partida as cartas seiscentistas de Mariana Alcoforado, as três Marias utilizam um gênero do domínio autobiográfico associado à expressão feminina para promoverem um diálogo com a sociedade da época. Repartindo a autoria da obra, abdicam de assinar individualmente os textos. Através desses procedimentos formais, Novas Cartas Portuguesas implode as categorias de autoria e de autoridade dos textos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17083/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.