Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Petra Ramalho-
dc.date.accessioned2016-06-09T12:27:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:17:13Z-
dc.date.available2018-07-21T00:17:13Z-
dc.date.issued2015-10-27-
dc.identifier.citationSOUTO, Petra Ramalho. Religiosidade à brasileira no drama de Nelson Rodrigues. 2015. 113 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8237-
dc.description.abstractThe research, Religiosity in the Brazilian drama of Nelson Rodrigues, deals with the study of representations of religious miscegenation in Nelson Rodrigues’ drama. Therefore, we choose as objects reading texts “The seven kittens”, “The deceased” and “The serpent”, respectively written in 1958, 1953 and 1978. To understand the chosen subject, the phenomenon of religious miscegenation in Brazil, we rely on anthropological view of Hélène Clastres, French scholar of religious manifestations of Brazilian Indians and in view of Darcy Ribeiro, a national anthropologist and novelist. To these studies, we combined the research of Eneida Leal on deities in Brazil and the philosophical postulates of the Italian philosopher, Nicola Abbagnano. Regarding the understanding of Nelson Rodrigues work we report, notably, the study proceeded by Sabato Magaldi, in addition to research Decio de Almeida Prado and Roberto Farias. As for the theoretical and methodological apparatus, used in the Georg Lukacs perspective, endorsed, in Brazil, Antonio Candido and the scholar of national drama, Decio de Almeida Prado. In these ways and understandings, we paided attention to the rodriguian’s particularities the settings of our devotions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-06-09T12:27:22Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 575437 bytes, checksum: e93293e97956419744cfdaf07108d2e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-09T12:27:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 575437 bytes, checksum: e93293e97956419744cfdaf07108d2e9 (MD5) Previous issue date: 2015-10-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo total.pdf: 575437 bytes, checksum: e93293e97956419744cfdaf07108d2e9 (MD5) arquivo total.pdf.jpg: 3519 bytes, checksum: 7b8be2ed7e7a6c105090e59a8689aef2 (MD5) Previous issue date: 2015-10-27en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDramapor
dc.subjectNelson Rodrigues - Escritor brasileñospa
dc.subjectNelson Rodrigues - Escritor Brasileiro-
dc.subjectMestiçagem religiosa-
dc.subjectMestizaje religioso-
dc.titleReligiosidade à brasileira no drama de Nelson Rodriguespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Wilma Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5739406363631781por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490758046794909por
dc.description.resumoO trabalho, Religiosidade à brasileira no drama de Nelson Rodrigues, trata do estudo das representações da mestiçagem religiosa no drama de Nelson Rodrigues. Para tanto, elegemos como objetos de leitura os textos “Os sete gatinhos”, “A falecida” e “A serpente”, elaborados respectivamente nos anos de 1958, 1953 e 1978. Para o entendimento da temática escolhida, a do fenômeno da mestiçagem religiosa no Brasil, apoiamo-nos na visão antropológica de Hélène Clastres, estudiosa francesa das manifestações religiosas dos indígenas brasileiros, e na perspectiva de Darcy Ribeiro (1922-1997), antropólogo e romancista nacional. A esses estudos, aliamos a investigação de Eneida Leal sobre orixás no Brasil e os postulados do filósofo italiano Nicola Abbagnano. No que concerne à compreensão da obra de Nelson Rodrigues nos reportamos, notadamente, aos estudos procedidos por Sábato Magaldi, além das pesquisas de Décio de Almeida Prado e de João Roberto Faria. Quanto ao aparato teóricometodológico, nos utilizamos da perspectiva de Georg Lukács, endossada no Brasil, por Antonio Candido e pelo estudioso da dramaturgia nacional, Décio de Almeida Prado. Nesses modos e compreensões, procuramos observar as particularidades rodriguianas nas configurações de nossas devoções.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17424/arquivo%20total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf561,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.