Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8256Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lucia, Fatima Fernandes Nobre | - |
| dc.date.accessioned | 2016-06-15T13:17:40Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-21T00:17:05Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-21T00:17:05Z | - |
| dc.date.issued | 2013-05-06 | - |
| dc.identifier.citation | NOBRE, Lucia Fátima Fernandes. Jogo de Espelhos em Atonement: trajetórias e implicações da metaficcionalidade no romance e no filme. 2013. 322 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8256 | - |
| dc.description.abstract | The investigation of metafictional narratives undoubtedly plays a relevant role for the comprehension of artistic work fictionality, as it may directly interfere in the theory and criticism of fiction. The novel Atonement, by Ian McEwan, and its adaptation, by Joe Wright, are characterized by a metafictional and parodic aesthetics. Having in mind the premise that metafictional narratives tend to be resistant to film adaptation, due to the complex articulation between metafiction and enunciation, we aim to investigate how the metafictionality of Atonement is materialized in the novel and to show how the transposition of this metafictionality occurs in the process of adaptation. Besides, since in Atonement the metafictional aesthetics is implicated with an ethics, we also aim to understand how this relation is approached in both works. To do so, our theoretical support draws mainly from the studies postulated by Linda Hutcheon, Patricia Waugh, Robert Stam, and Seymour Chatman. Through a comparative and intertextual analysis, we conclude that the materialization of the novel metafictionality required expressive creativity from both the verbal and filmic authors and originated interesting aesthetic, thematic and cinematic innovation; even though the filmic text is intentionally very close to the literary text in terms of form and content. As for the debate between ethics and aesthetics, we observed that McEwan, through his character Briony, argues for an ethics of alterity to help the individual face the paradox of post-modernity. McEwan‟s ethically implicated fiction approaches the contingency, the heterogeneity and the contradictory of the post-modern era, points to a possible way out of the crisis through an ethics of alterity, but does not impose it as a paradigm. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-06-15T13:17:40Z No. of bitstreams: 1 arquvototal.pdf: 2626006 bytes, checksum: e28101f265a19805ecf4703879117e44 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-06-15T13:17:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquvototal.pdf: 2626006 bytes, checksum: e28101f265a19805ecf4703879117e44 (MD5) Previous issue date: 2013-05-06 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-21T00:17:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquvototal.pdf: 2626006 bytes, checksum: e28101f265a19805ecf4703879117e44 (MD5) arquvototal.pdf.jpg: 1947 bytes, checksum: 17d650ac61d4c77e62faab3104ba9e90 (MD5) Previous issue date: 2013-05-06 | en |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Metaficção | por |
| dc.subject | Metafiction | eng |
| dc.subject | Paródia | - |
| dc.subject | Adaptação | - |
| dc.subject | Atonement | - |
| dc.subject | McEwan | - |
| dc.subject | Parody | - |
| dc.subject | Adaptation | - |
| dc.subject | Atonement | - |
| dc.title | Jogo de Espelhos em Atonement: trajetórias e implicações da metaficcionalidade no romance e no filme | por |
| dc.type | Tese | por |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Genilda Alves de Azerêdo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2336287299613364 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9763263965189875 | por |
| dc.description.resumo | A investigação das narrativas metaficcionais tem, inegavelmente, um papel relevante na compreensão da ficcionalidade da obra artística, pois incide diretamente na teoria e na crítica da ficção. O romance Atonement, de Ian McEwan, e sua adaptação fílmica, dirigida por Joe Wright, caracterizam-se por uma orientação estética metaficcional e paródica. Partindo da premissa de que as narrativas de romances metaficcionais são consideradas resistentes à adaptação fílmica, devido à articulação complexa entre metaficção e enunciação, os objetivos desta pesquisa são investigar como a metaficcionalidade se configura em Atonement e demonstrar como se dá a transposição da metaficcionalidade do romance para o filme no processo de adaptação. Uma vez que a estética metaficcional em Atonement está imbricada com a ética, objetivamos também entender como se pronuncia a relação entre ética e estética nas duas obras. Visando alcançar nosso alvo, escolhemos como embasamento teórico-metodológico principalmente os postulados de Linda Hutcheon, Patricia Waugh, Robert Stam e Seymour Chatman. Adotando um viés comparativo e intertextual, concluímos que a materialização da metaficcionalidade exigiu expressiva inventividade de ambos os autores verbal e fílmico e apresentou interessantes inovações estéticas, temáticas e quanto ao uso das técnicas cinematográficas; apesar de uma aproximação intencional do texto fílmico ao texto literário em termos de forma e conteúdo. Concernente ao debate entre ética e estética, observamos que McEwan, através da personagem Briony, argumenta a favor de uma ética da alteridade para o enfrentamento do indivíduo diante dos paradoxos da pós-modernidade. A ficção eticamente engajada de Ian McEwan contempla a contingência, a heterogeneidade e o contraditório da era pós-moderna, aponta uma possível saída para a crise através da ética da alteridade, mas não se coloca como um paradigma. | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.department | Letras | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16802/arquvototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquvototal.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
