Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8273
Tipo: Dissertação
Título: O deficiente visual e o ensino fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
Autor(es): Coelho, Pedro Felipe da Costa
Primeiro Orientador: Abreu, Nelsio Rodrigues de
Resumo: A finalidade desta pesquisa foi conhecer o comportamento de consumo dos deficientes visuais ao usufruírem de serviços educacionais durante o ensino fundamental, de forma a desenvolver iniciativas voltadas para amenizar sua vulnerabilidade de consumo. A investigação etnográfica, desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual em João Pessoa/PB, foi precedida de uma revisão de literatura sobre a Pesquisa Transformativa do Consumidor, a Vulnerabilidade do Consumidor e a atuação dos deficientes visuais enquanto consumidores, com ênfase para o consumo de serviços educacionais. Os dados foram coletados por meio de 17 entrevistas narrativas com alunos do ensino fundamental que frequentavam a instituição, seis entrevistas em profundidade com gestores e professores da ONG Lar, cinco entrevistas com responsáveis desses alunos e sete meses de observações participantes na instituição. Os resultados da pesquisa apontam os colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as ONGs que atuam com deficientes visuais são atores que interferem diretamente no comportamento de consumo dos sujeitos de pesquisa, sendo capazes de contribuir ou inibir o bem-estar subjetivo dos alunos. Além disso, a impotência diante da cobrança de taxas abusivas, a falta de vagas em escolas públicas ou privadas e a ausência de materiais didáticos adequados são características do contexto investigado que acentuam o estado de vulnerabilidade dos entrevistados. Iniciar o debate em marketing sobre a prestação de serviços educacionais no ensino fundamental e desenvolver esta pesquisa sob os fundamentos da Pesquisa Transformativa do Consumidor podem ser consideradas contribuições teóricas deste estudo, que ainda possui contribuições práticas para organizações da sociedade civil de João Pessoa.
Abstract: The purpose of this research was to understand the consumer behavior of visually impaired people in consuming educational services during elementary school, aiming to develop initiatives to mitigate its vulnerability as consumer. The ethnographic research, developed in a NGO, which is engaged in the education of students with visual impairment in João Pessoa /PB, was preceded by a review of literature about the Transformative Consumer Research, the Consumer Vulnerability and the performance of visually impaired people as consumers with emphasis on the consumption of educational services. The data were collected through 17 narrative interviews with elementary school students supported by this institution, six in-depth interviews with managers and teachers of the NGO Lar, five interviews with relatives of these students, and seven months of participant observation inside the institution. The results of the research indicate that the schoolmates, teachers, school managers and NGOs that work with visually impaired people interfere directly in the consumption behavior of the subjects, being able to contribute or inhibit the subjective well-being of the students. In addition, the powerlessness before unfair taxes, the lack of open positions in public or private schools and the lack of adequate teaching materials are characteristics of the investigated context that accentuate the vulnerability state of respondents. Starting the debate in Marketing of educational services in elementary school and developing this research on the fundamentals of Transformative Consumer Research can be considered theoretical contributions of this study, which also has practical contributions to civil society organizations from Joao Pessoa.
Palavras-chave: Pesquisa transformativa do consumidor
Transformative consumer research
Vulnerabilidade do consumidor
Ensino fundamental
Consumer vulnerability
Elementary school
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: COELHO, Pedro Felipe da Costa. O deficiente visual e o ensino fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8273
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.