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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Explorando outros cenários: o serviço social no espaço escolar
metadata.dc.creator: Oliveira, Jullymara Lais Rolim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Meneses, Jaldes Reis de
metadata.dc.description.resumo: A educação enquanto política pública é um espaço contraditório de lutas de classes, tensionada por projetos sociais em disputa, que historicamente caracteriza-se por um lastro de batalhas ideológicas, econômicas e sociais. Neste sentido, a escola é um dos espaços em que se revelam as contradições do sistema capitalista e onde se manifestam inúmeras expressões da questão social. Nos últimos anos a educação pública, privada e filantrópica brasileira tem se configurado como uma área emergente de atuação do assistente social e corresponde às exigências sócio-institucionais de aumento das condições de acesso, permanência e processos de democratização e qualidade da educação nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Por este viés, esta dissertação tem como objetivo central analisar o Serviço Social no espaço escolar, destacando as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa presentes no exercício profissional dos assistentes sociais que atuam nas escolas municipais de João Pessoa-PB. O estudo inseriu-se nos pressupostos de uma análise quanti-qualitativa de pesquisa, baseado nos princípios da análise de conteúdo, com abordagem e caráter exploratório à luz do método crítico dialético. Constatou-se que a atuação do serviço social se apresenta através de atividades que envolvem planejamento, execução e acompanhamentos, buscando o desenvolvimento do aluno e o exercício da cidadania por meio do acesso e permanência na escola. A inserção do assistente social na educação não se constitui em um fenômeno recente, mas remota aos anos iniciais da profissão, essa inserção apresenta peculiaridades regionais e locais, nesta perspectiva, a pesquisa nos oportunizou identificar o processo de implantação, legitimação e amadurecimento da prática profissional no espaço escolar da rede municipal de ensino de João Pessoa-PB. Os resultados da pesquisa apontam que a prática profissional do assistente social se insere em um campo eivado de limites e desafios, mas também de muitas possibilidades. O assistente social no espaço escolar atua na perspectiva de defesa e garantia de direitos, sobretudo, na mediação existente entre família / escola / comunidade / rede de proteção social, através de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Sem pretender exaurir o assunto, o estudo fornece uma leitura destas questões com escopo de propiciar uma contribuição acerca dessa temática.
Abstract: Education as a public policy is a contradictory space of class struggles, tensioned social projects in contention, which has historically characterized by a ballast of ideological battles, economic and social. In this sense, the school is one of the spaces in which they reveal the contradictions of the capitalist system and where manifest numerous expressions of social issues. In recent years, public education, private and philanthropic Brazil, has been configured as an emerging area of activity of the social worker and meets the needs of increasing socio- institutional conditions of access, retention and democratization processes and the quality of education in different levels and types of education. For this bias , this dissertation is aimed to analyze the Social Service in the school, highlighting the theoretical- methodological, ethical-political and technical- operative present in the professional practice of social workers in the schools of João Pessoa. The study was part of the assumptions of an analysis of quantitative and qualitative research, based on the principles of content analysis with an exploratory approach and the light of dialectical critical method. It was found that the performance of social work is presented through activities involving planning, implementation and monitoring, seeking student development and citizenship through access and stay in school. The insertion of the social worker in education does not constitute a recent phenomenon, but remote to the early years of the profession, this insertion has regional and local peculiarities, in this perspective, the survey provided an opportunity us to identify the deployment process, legitimation and maturation of practice professional in the school of municipal schools in João Pessoa -PB. The survey results indicate that the professional practice of social worker is part of a field riddled with limitations and challenges, but also many possibilities. The social worker in the school operates from the perspective of defense and guarantee of rights, especially in mediating between family / school / community / social protection network, through a multidisciplinary and interdisciplinary work. Without pretending to exhaust the subject, the study provides a reading of these issues with the scope to provide a contribution on this theme.
Keywords: Educação
Education
Espaço Escolar
Prática Profissional.Assistente Social
Space School
Professional Practice
Social Worker
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: OLIVEIRA, Jullymara Lais Rolim de. Explorando outros cenários: o serviço social no espaço escolar. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8383
Issue Date: 8-Oct-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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