Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8413
Tipo: Dissertação
Título: A compreensão do humor por sujeitos com doença de Alzheimer em estágio inicial
Autor(es): Gançalves, Marinésio Joventino
Primeiro Orientador: Leite, Jan Edson Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa mostrará a relação entre humor doença de Alzheimer (DA) em estágio inicial. Nosso objetivo foi confirmar se sujeitos com DA demoram mais para compreender a mudança de frame semântico em sentenças com humor do que em sentenças sem humor. Aplicamos um experimento no qual os informantes, três com DA e dezesseis sem doença neurológica diagnosticada, foram expostos a uma série de sentenças humorísticas e não humorísticas, a partir do qual medimos o tempo para resposta e o acerto na compreensão das sentenças. No âmbito da Linguística Cognitiva, baseamos nosso trabalho nos pressupostos da Teoria da Mesclagem Conceptual (FAUCONNIER e TURNER, 2002), e no conceito de mudança de frame de Coulson (1998, 2001), e Coulson e Kutas, (2001); no que se refere à DA, nossa base teórica envolve os artigos de Smith (1999), Caramelli e Barbosa (2002), Charchat-Fichman et al. (2005), Jack Jr. et al (2011), Albert et al. (2011). Nossos resultados confirmaram um tempo significativamente maior para a compreensão de humor em relação ao não humor, no grupo experimental, assim como uma diferença também significativa nos tempos de resposta para sentenças com humor entre os grupos experimental e de controle. A partir disso, defendemos mais estudos que busquem compreender como a dificuldade na operação de processos mentais, como mudança de frame ou mesclagem conceptual, pode sinalizar para a possibilidade de se encontrarem, na linguagem, pistas para a identificação de impedimentos cognitivos.
Abstract: Cette recherche examinera la relation entre la compréhension de la lecture et des troubles cognitifs, et la capacité des sujets atteints de la maladie d’Alzheimer (MA) comprendre l’humour. Notre objectif est de confirmer que les sujets atteints de MA prennent plus de temps à comprendre le changement de frame dans les phrases avec humour que dans des phrases sans humour. À cette fin, nous appliquons une expérience dans laquelle les informateurs ont été exposés à une série de phrases humoristiques et non humoristique, dont nous mesurons le temps de réponse et la précision dans la compréhension des phrases. À l’égard de Linguistique Cognitive, notre base théorique comporte les hypothèses de la théorie d’intégration conceptuelle (FAUCONNIER et TURNER, 2002), et la notion de frame-shifting de Coulson (1998, 2001) et Coulson et Kutas (2001); à l’égard de MA, notre base théorique comporte les articles de Smith (1999) et Barbosa Caramelli (2002) Charchat-Fichman et al. (2005), Jack Jr. et al. (2011), Albert et al. (2011). Nos résultats ont confirmé beaucoup plus de temps à la compréhension de l’humour par rapport à la non humour, dans le groupe expérimental, et aussi une différence significative dans les temps de réponse des phrases avec humour entre le groupe experimental et le groupe de contrôle. De cela, nous préconisons d’autres études qui cherchent à comprendre comment la difficulté de l’opération de processus mentaux, tels que le changement de frame ou l’intégration conceptuel, peut signaler la possibilité de trouver des indices dans la langue pour l’identification des troubles cognitifs.
Palavras-chave: Alzheimer
Intégration
Mesclagem
Frame-shifting
Humor
Compreensão
Fframe-shifting
Humour
Compréhension
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: GONÇALVES, Marinézio Joventino. A compreensão do humor por sujeitos com doença de Alzheimer em estágio inicial. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8413
Data do documento: 20-Mai-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.