Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8416
Tipo: Dissertação
Título: Gestos e produções vocais: a fluência multimodal em aquisição da linguagem
Autor(es): Silva, Paula Michely Soares da
Primeiro Orientador: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: Dentre os variados estudos em aquisição da linguagem, uma das investigações que vem ganhando impulso é a que se propõe a observar o aspecto multimodal da língua. Tais trabalhos têm enriquecido as pesquisas no campo da aquisição da linguagem de forma significativa. É partindo dessa perspectiva que McNeill (1985) propõe que gesto e fala se encontram numa mesma matriz de significação, ou seja, os gestos e as produções vocais são considerados como componentes da multimodalidade em aquisição da linguagem. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar a presença dos gestos, em especial da gesticulação concomitante com as produções vocais, compondo um terceiro elemento: a fluência multimodal no processo de aquisição da linguagem. Para tanto, tomamos como aparato teórico a proposta de McNeill (1985), no que diz respeito à relação entre gesto e fala. Kendon (1982), por sua vez, desempenha um significativo papel nos estudos da gestualidade ao classificar os movimentos gestuais, a partir de um contínuo chamado "contínuo de Kendon". É exatamente através desse contínuo que o referido autor denomina a gesticulação como os gestos que acompanham o fluxo da fala, envolvendo braços, movimentos de cabeça e pescoço, postura corporal e pernas, e possuindo marcas da comunidade de fala e do estilo individual de cada um. Com relação às produções de fala infantil, nos baseamos em Barros (2012) e propusemos uma tipologia para as produções de fala da criança. Para a emergência da fluência, tomamos como base os autores Scarpa (1995) e Merlo (2006). Segundo Scarpa (1995, p. 7), “a fluência encontra-se presente em pares adjacentes ritualizados, enunciados estereotipados, familiares, congelados, muitas vezes em situação imediata, em expressões que exibem maior estabilidade”. Portanto, buscamos compreender a relação entre a emergência dos gestos, em especial da gesticulação e das produções vocais compondo a fluência multimodal para o processo de aquisição da linguagem. Para este trabalho, analisaremos uma díade mãe-bebê, com idade dos seis aos 24 meses de vida da criança, gravadas em situação naturalística, na casa da díade quinzenalmente.
Abstract: Among the various studies in language acquisition, one of the researches that has been growing is the one that proposes to observe the multimodal aspect of language; such works have enriched the research in language acquisition in a meaningful way. It is from this perspective that McNeill (1985) proposes that gesture and speech are in a same matrix of meaning, in other words, it is considered the gestures and vocal productions as components of multimodality in language acquisition. Thus, this study aims to examine the presence of gestures, especially the gesticulation simultaneously with vocal productions, composing a third element, the multimodal fluency in the language acquisition process. For this, we take as the theoretical apparatus, the proposal of McNeill (1985) in respect to the relationship between gesture and speech. Kendon (1982), in turn, performs a significant role in the study of gestures to classify gestural movements from a "continuous", called "continuous of Kendon". It is precisely through this "continuous" that the referred author considers gesticulations as the gestures that accompany the flow of speech involving arms, neck and head movements, body posture and legs, has marks of speech community and marks of the individual style of each one. With regard to the infant speech output, we rely upon Barros (2012) and proposed a typology for the vocal productions of the child. For the emergence of fluency we take as bases the authors Scarpa (1995) and Merlo (2006). According to Scarpa (1995) "the fluency is present in adjacent pairs, stereotyped statements, family members, frozen, often in immediate situation in expressions that exhibit greater stability." (p. 7). Therefore, we seek to understand the relationship between the emergence of gestures and vocal productions composing multimodal fluency into the process of language acquisition. For this work we will analyze a mother-baby aged 6 to 24 months of a child's life, recorded in naturalistic situation in the house of the dyad fortnightly.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Language acquisition
Gestos
Produção vocal
Multimodalidade
Gestures
Vocal output
Multimodality
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: SILVA, Paula Michely Soares da. Gestos e produções vocais: a fluência multimodal em aquisição da linguagem. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8416
Data do documento: 10-Fev-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.