Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Leonardo Meira-
dc.date.accessioned2016-07-25T17:06:02Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:22:56Z-
dc.date.available2018-07-21T00:22:56Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.identifier.citationDANTAS, Leonardo Meira. O ensino da guitarra elétrica nos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba: reflexões a partir de demandas discentes. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8438-
dc.description.abstractNowadays musical education has taken part of a diversity of themes and points related to multiple contexts of music formation that constitute the contemporaneous society. In this universe the studies about popular music has gotten place and projections which shows singularities that is a part of the musician’s formation who will deal with this phenomenon. Inside of these studies has appeared a diversity of researches about teaching and learning the electric guitar, an instrument which has a strong insertion in the scene of the popular music since the middle of the 20th century. So, the purpose of this work is to comprehend the mainly demands of the learners from the UFPB Music Course and also in which ways they are engaged with the proposals and the musical pedagogical practice of these courses. The study was realized in the basis of an approaching qualitative research that observed collected data like bibliographical and documental researches, interviews, observations. Furthermore, it was used a questionnaire which is more suitable in quantitative researches, a fundamental tool to achieve the purposes of this work. From the results it is possible to affirm that the UFPB Guitar Courses give to the students new perspectives to perform and new discovering to continue and develop their practice like a musician. However it is clear that there is a big difference between the proposals of the pedagogical projects of the courses and the expectations and demands of the learners, not just this, the directed formation for the singularities of popular music and the electric guitar.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-07-25T17:06:02Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 59847296 bytes, checksum: c986a87278ba6919e1c3ca6066356966 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-25T17:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 59847296 bytes, checksum: c986a87278ba6919e1c3ca6066356966 (MD5) Previous issue date: 2015-04-16eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 59847296 bytes, checksum: c986a87278ba6919e1c3ca6066356966 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3220 bytes, checksum: 3e372f9edd94cf3bca826aadd19226a9 (MD5) Previous issue date: 2015-04-16en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectformação do guitarrista, curso de guitarra, música popularpor
dc.subjectthe guitar player’s formation; the electric guitar course; popular musiceng
dc.titleO ensino da guitarra elétrica nos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba: reflexões a partir de demandas discentes.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Queiroz, Luís Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1952049430723074por
dc.description.resumoA área de educação musical na atualidade tem contemplado uma diversidade de temas e de questões relacionadas aos múltiplos contextos de formação em música que constituem a sociedade contemporânea. Nesse universo, os estudos acerca da música popular têm ganhado espaço e projeção, apontando para singularidades que permeiam a formação do músico para lidar com tal fenômeno. No âmbito desses estudos, têm emergido uma diversidade de pesquisas sobre o ensino e aprendizagem da guitarra elétrica, instrumento que tem forte inserção na cena da música popular desde, pelo menos, a segunda década do século XX. Considerando esse contexto, este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as interrelações entre as principais demandas do corpo discente e a proposta pedagógico-musical dos cursos de guitarra da UFPB. O estudo foi realizado como base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, contemplando instrumentos de coleta de dados como: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, realização de entrevistas e observação participante. Além disso, foi utilizado também o questionário, instrumento mais característico da pesquisa quantitativa, mas fundamental para alcançar os objetivos propostos para a pesquisa realizada. A partir dos resultados obtidos é possível afirmar que os cursos de guitarra da UFPB têm propiciado ao estudantes novas perspectivas de atuação e novas descobertas para a continuidade e aperfeiçoamento de sua prática como instrumentista. Todavia, fica evidente que há, ainda, certo descompasso entre a proposta dos projetos políticos pedagógicos dos cursos e as expectativas e demandas dos discentes, sobretudo no que tange a uma formação mais direcionada para as singularidades da música popular e do instrumento guitarra.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17030/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total58,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.