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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gênero digital: Uma sequência didática a partir do internetês
metadata.dc.creator: Lemos, Jacirley Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta uma sequência didática com os gêneros digitais Chat e Fórum para uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual. Com base nos postulados de Bazerman e Miller (2011), buscamos entender o universo de expectativas desses alunos e suas práticas sociais, procurando proximidade entre essas práticas e o estudo com gêneros. Considerações sobre as inquietações desse jovem com mercado trabalho e questões inerentes à adolescência também são observações encontradas nos documentos oficiais de 2015, e, conforme o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM (2015), é preciso considerar “as formas de expressão mais típicas e difundidas das culturas juvenis e das culturas populares e regionais com as quais o jovem convive”. A partir dessas considerações, percebemos nos jovens a constante interação com as redes sociais e a habilidade com a escrita digital - internetês, daí o elo para a proximidade entre o estudo com os gêneros digitais e as práticas sociais do discente. Abordaremos o internetês no estudo com gêneros digitais sem o preconceito que envolve essa variante, trazendo-a para sala de aula para, então, mostrar suas limitações a partir do contexto sociodiscursivo. No percurso teórico, iniciamos com a teoria da enunciação e gêneros definidos por Bakhtin (1997, 2006) marco das demais teorias; na sequência discutimos gênero como ação retórica, recorrente e com propósito comunicativo, postulado pela sociorretórica e abordado pelos autores norte americanos Carolyn Miller (2011) e Charles Bazerman (2005; 2006; 2007; 2011). No desenvolvimento do estudo com gêneros digitais e escrita digital, abordamos Marcuschi (2004; 2005; 2008), Rojo (2010), Araújo (2007, 2015), Gonzalez (2007) dentre outros pesquisadores e, por fim, nos estudos sobre a sequência didática, buscamos apoio em Dolz e Schneuwly (2004).
Abstract: En este trabajo se propone una secuencia de enseñanza con los géneros digitales de Chat y Foro para una clase de primero año de secundaria en una escuela pública de Estado. Con base en los postulados de Bazerman y Miller (2011), tratamos de entender el universo de las expectativas de estos estudiantes y sus prácticas sociales, buscando la proximidad entre estas prácticas y el estudio de los géneros. La consideración de las preocupaciones de este joven con el mercado de trabajo y las cuestiones relacionadas con la adolescencia también son observaciones que se encuentran en los documentos oficiales de 2015 y, de acuerdo con el Programa Nacional de Libros de Texto de Educación Secundaria - PNLEM (2015), se debe tener en cuenta "las formas de expresión más culturas típicas y generalizadas de la cultura juvenil y populares y regionales con los que los jóvenes vidas". A partir de estas consideraciones, vemos una constante interacción de los jóvenes con las redes sociales y la habilidad con la escritura digital - internetês, por lo tanto, el enlace a la proximidad del estudio con los géneros digitales y prácticas sociales del estudiante. Se discuten las internetês en el estudio con los géneros digitales sin perjuicio que rodea esta variante, llevándola a la clase para luego mostrar sus limitaciones de sociodiscursivo contexto. En el curso teórico, empezamos con la teoría de la enunciación y géneros definido por Bakhtin (1997, 2006) marco de otras teorías; siguiente discutimos género como acción retórica, recurrente y propósito comunicativo, postulado por sociorretórica y abordado por autores norteamericanos Carolyn Miller (2011) y Charles Bazerman (2005; 2006; 2007; 2011). En el desarrollo del estudio de los géneros digitales y escritura digital, acercarse Marcuschi (2004; 2005; 2008), Rojo (2010), Araújo (2007, 2015), González (2007), entre otros investigadores, y, finalmente, en los estudios de la secuencia didáctica, buscamos apoyo en Dolz y Schneuwly (2004).
Keywords: Gêneros digitais
Géneros digitales
Sequência didática
Escrita digital
Internetês
Secuencia didáctica
La escritura digital
Internetês
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Linguística
Citation: LEMOS, Jacirley Pereira. Gênero digital: Uma sequência didática a partir do internetês. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8466
Issue Date: 21-Oct-2015
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

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