Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8476
Tipo: Dissertação
Título: Letramento literário na escola: desafios e possibilidades a partir da análise do discurso
Autor(es): Souza, Andreza Shirlene Batista de
Primeiro Orientador: Nicolau, Roseane Batista feitosa
Resumo: O nosso estudo objetivou contribuir para o processo de letramento literário de estudantes do Ensino Médio, por isso propomos um procedimento metodológico que trilha por caminhos que possam colaborar para o discente tornar-se um leitor mais autônimo e crítico, buscando sempre compreender a função e o papel do discurso literário, através das contribuições basilares da AD, como também motivá-lo a ter experiência estética. A escolha do tema se deu por observar que os alunos apresentavam desinteresse pela leitura e dificuldades para compreender o sentido dos gêneros literários, bem como pela literatura desenvolver um papel essencial para a formação integral dos sujeitos. Autores como Maingueneau (1996), (1997) e (2012); Orlandi (2009); Cosson (2014a) e (2014b); Candido (1995) e (1999); Compagnon (2009), Jouve (2012) e Renato Melo (2005) entre outros, constituíram a base teórica para o desenvolvimento dessa pesquisa, corroborando para a validação da temática. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação, através da análise de aulas; diário da pesquisadora; intervenção; atividades; questionário, entrevistas e produção de texto com 30 alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola semi-integral da região metropolitana do Recife. Com base em situações de interação foi detectado que a prática da leitura literária como também seu desenrolar, é pouquíssimo abordado na sala, refletindo na falta de motivação dos estudantes em fazer a leitura bem como sua análise paralelamente. A partir das experiências vivenciadas nas intervenções, pudemos concluir que houve um despertar para a leitura dos gêneros literários, atrelando o prazer estético à necessidade de gerar conhecimento (deixando claro que não se dá de forma fechada, mas inquietante), melhorando assim, a formação literária dos estudantes, pois a grande maioria mudou a visão analítica e conclusiva para esses textos.
Abstract: Our study aimed contribute to the literary literacy process of high school, so we propose a methodological procedure that track in ways that can collabore for the student to become a more autonym and critical reader, always trying to understand the function and literacy discouse of the paper, through the fundamental contributions of AD, as also motivate him to have aesthetic experience. The choice of the theme was given by observing that the students showed disinterest in reading and difficulties to understand the meaning of literary genres, likewise the literature develop an essential role for the subjects integral formation. Authors such as Maingueneau (1996), (1997) and (2012); Orlandi (2009); Cosson (2014a) and (2014b); Candido (1995) and (1999); Compagnon (2009), Jouve (2012) and Renato Melo (2005) among others, formed the theoretical basis for the development of this research, corroborating for the validation of the theme. The methodology used was action research, with lessons analysis; diary researcher; intervention; activities; questionnaire, interviews and production of text with 30 students of the third year of high school in a semi-comprehensive school in the metropolitan region of Recife. Based on interaction situations it was found that the practice of literary reading as well as its development is precious little accosted in class, reflecting in the lack of motivation of students to read as well as its analysis in parallel. From the experiences of interventions, we concluded that there was an awakening to the reading of literary genres, linking aesthetic pleasure to the need to generate knowledge (making it clear that is not given in a closed form, but unsettling), thus improving the literary formation of students as ti the vast majority changed the view analytical and conclusive for these texts.
Palavras-chave: Linguagem/discurso
Language / discourse
Letramento literário
Análise do discurso
Formação literária
Literary literacy
Discourse analysis
Literary formation
CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Citação: SOUZA, Andreza Shirlene Figueiredo de. Letramento literário na escola: desafios e possibilidades a partir da análise do discurso. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8476
Data do documento: 29-Set-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.