Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Josilene Silva da-
dc.date.accessioned2016-08-22T18:26:11Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:57Z-
dc.date.available2018-07-20T23:45:57Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationCRUZ, Josilene Silva da. Práticas educativas dos ritos de iniciação: um estudo comparado nas religiões monoteístas. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8561-
dc.description.abstractIn an attempt to present the relevance of Religious Education in the educational field and the relation of the universe of symbols in religion, we have made in this study the description of the initiation rites within the three monotheistic religions: Judaism, Christianity and Islam. In order to present a new proposal of teaching to practice the teaching of religious education, by comparing religions, we seek to identify the educational practices of the three selected rites: circumcision, baptism and shahada. The analysis was made by descriptive and bibliographic research of qualitative approach associated to participant observation. The methodology based on the comparative study of religions, phenomenology by Mircea Eliade. Our aim was to analyze the symbolic actions and the educational practice present in the initiation rites of the monotheistic religions considering their relevance and propose an epistemological and methodological conception to be practiced in Religious Education. In this study, we realized that although it being a theoretical research, the ritualistic practice can be used as a practical-didactic resource for teachers of Religious Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Márcio Maia (marciokjmaia@gmail.com) on 2016-08-22T18:26:11Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1232823 bytes, checksum: ccb71ec192102c73d97446bcf1bdd810 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-22T18:26:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1232823 bytes, checksum: ccb71ec192102c73d97446bcf1bdd810 (MD5) Previous issue date: 2016-06-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:45:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1232823 bytes, checksum: ccb71ec192102c73d97446bcf1bdd810 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2081 bytes, checksum: 4659bdb838118cba7e6b4893587d3826 (MD5) Previous issue date: 2016-06-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRitos de Iniciaçãopor
dc.subjectInitiation Riteseng
dc.subjectEstudo Comparado-
dc.subjectEnsino Religioso-
dc.subjectCompared Study-
dc.subjectReligious Education-
dc.titlePráticas educativas dos ritos de iniciação: um estudo comparado nas religiões monoteístaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gomes, Eunice Simões Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038466512559227por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312465506609874por
dc.description.resumoNa tentativa de apresentar a relevância no âmbito educacional do Ensino Religioso e o entrelaçamento entre o universo dos símbolos na religião, realizamos neste estudo a descrição dos ritos de iniciação dentro das três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Com o objetivo de apresentar uma nova proposta de ensino para prática do ensino religioso, através da comparação das religiões, buscamos identificar as práticas educativas dos três ritos selecionados: circuncisão, batismo e shahada. A análise ocorreu pela pesquisa descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa associada à observação participante. A metodologia fundamentada no estudo comparado das religiões, pela fenomenologia apresentada por Mircea Eliade. Nosso objetivo consistiu em analisar as ações simbólicas e a prática educativa presente nos ritos de iniciação das religiões monoteístas mediante sua relevância e propor uma concepção epistemológica e metodológica a ser praticada no Ensino Religioso. Com esse estudo, percebemos que apesar de se constituir como uma pesquisa teórica, a prática ritualística pode ser utilizada como recurso didático-prático para os docentes de Ensino Religioso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17567/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.