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Tipo: Dissertação
Título: Políticas educacionais e currículo: concepções e vivências de professoras inseridas no sistema municipal de educação de Cabedelo/PB
Autor(es): Porto , Sandra Valéria de Almeida
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Zuleide da Costa
Resumo: O presente estudo propôs-se a analisar os discursos (concepções e vivências) de professoras sobre o movimento do planejamento curricular e como articulavam essas concepções e vivências as discussões das Políticas Educacionais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com dez professoras do 1º ao 5º ano de uma mesma escola da Secretaria de Educação da Cidade de Cabedelo/PB. Em nossa metodologia adotamos a pesquisa qualitativa, usando o caminho teórico etnográfico que foi articulado à metodologia da análise crítica do discurso, conforme a argumentação do autor Norman Fairclough. Optamos pelas observações: em salas de aula, nas reuniões pedagógicas e nos espaços coletivos. Ainda fizemos aplicação de questionário, entrevista semiestruturada, e gravações em áudio. Tivemos a clareza de que este estudo não era algo novo, mas assumimos o interesse por se tratar de uma questão recorrente entre os pesquisadores da área, problematizada, na maioria das vezes, vinculada a má qualidade do ensino público diante das inovações técnico científicas, recentes, que ocorreram e ocorrem no âmbito das políticas curriculares. Os resultados da pesquisa apontaram que há uma postura contraditória do que seja o planejamento curricular dentro da escola e que não são apenas os professores os únicos responsáveis pelas mudanças que precisam ocorrer no sistema educacional, embora sejam eles os mais cobrados por essas transformações. Com esse estudo tivemos o desejo de contribuir com o contínuo debate que vem se delineando na política educacional brasileira e se configurando como possibilidade de composição de uma escola pública mais igualitária e acessível a todos.
Abstract: This study aimed to analyze the teachers’ discourse (conceptions and experiences) on the movement of curriculum planning and how these teachers articulated their views and experiences to the discussions of Educational Policy for Elementary Education. The research was conducted with ten teachers acting in elementary school (1st to 5th grade) in a municipal public school in Cabedelo, Paraiba. The study adopted a qualitative research methodology, using ethnography as guideline and articulating it to the methodology of the Critical Discourse Analysis, as argues Norman Fairclough. To collect the discourses were used as tools: observations (in classrooms, in pedagogical meetings and collective spaces), questionnaire, semi-structured interviews and audio recordings. Even recognizing that the subject was not new, interest in this research arose because it’s recurrence among researchers in the field, being problematized in most cases in relation to the poor quality of public education, despite recent technical and scientific innovations occurred and occurring within the curriculum policies. The results point to an ambivalence as to what is the curriculum planning within the school and to the fact that not only are the teachers solely responsible for the changes that need to take place in the educational system, although they are the most charged for these transformations. This study wants to contribute to the ongoing debate that is taking shape in the Brazilian educational policy configured by the possibility to construct a more egalitarian public school and accessible to all.
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Education policies
Currículo
Professoras
Ensino Fundamental
Curriculum
Teachers
Elementary Education
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PORTO, Sandra Valéria de Almeida. Políticas educacionais e currículo: concepções e vivências de professoras inseridas no sistema municipal de educação de Cabedelo/PB. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8578
Data do documento: 30-Nov-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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