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metadata.dc.type: Dissertação
Title: "Sabe bem pisar o chão!": dinâmicas territoriais e tradição de conhecimento entre as Cambindas.
metadata.dc.creator: Alves, Érika Catarina de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Mura, Fabio
metadata.dc.description.resumo: Este texto dissertativo pretende descrever e analisar as práticas que constituem a dança Cambinda na cidade de Taperoá, interior da Paraíba. Portanto, busca-se perceber como esta performance e suas variadas evocações são sentidas pelos habitantes deste município. A Cambinda conecta passado, presente e futuro. Aprofunda em seus entrechos de transmissão um universo de conhecimentos e habilidades específicas. Por ela, e através dela, o sentido do termo “tradição” adquire uma conotação polissêmica sendo utilizada e interpretada de diversas maneiras pelos diferentes atores. Nesse sentido, serão apresentadas as Cambindas Novas e sua construção como parte integrante de um conjunto de manifestações populares evocadas como pertencentes a uma parentela negra, os conhecidos Levinos. Para tanto, se torna imperativo destacar que é preciso perceber como as práticas e disputas em torno das noções e do sentido atribuído a “tradição” e a própria Cambinda são categorias preciosas pelos atores que participam do universo das manifestações populares taperoaenses. São categorias de disputas por prestígio que por sua vez envolvem as dinâmicas territoriais daquele contexto. O saber dançar/contar o que é Cambinda tem sido uma atividade articulada pelos sujeitos como enunciações provocadas em distintas escalas sociais. Trata-se de uma tradição de conhecimento que provoca e mobiliza redes de afinidades, parentesco e alianças políticas. Este trabalho se debruça essencialmente no modo pelo qual este saber específico é manejado pelos atores da ação.
Abstract: This argumentative text aims to describe and analyze the practices that constitute the Cambinda dance in the city of Taperoá, interior of Paraíba. Therefore, we seek to understand how this performance and its varied evocations are felt by the inhabitants of this municipality. The Cambinda connects past, present and future. Deepens in their entrechos transmission a universe of knowledge and skills. Through it and through it, the meaning of the term "tradition" acquires a polysemic connotation being used and interpreted in different ways by different actors. In this sense, the Cambindas Novas and its construction as part of a set of popular demonstrations mentioned as belonging to a black kindred, known Levinos will be presented. Therefore, it is imperative to point out that you need to realize how the practices and disputes around the notions and the meaning attributed to "tradition" and the very Cambinda are precious categories by actors participating in the world of popular demonstrations taperoaenses. Are categories of disputes for prestige which in turn circumventing the territorial dynamics that context. The know how to dance/tell what is Cambinda has been an articulate activity caused by the subjects as utterances in different social scales. It is a tradition of knowledge that causes affinities and mobilizes networks, kinship and political alliances. This paper focuses primarily on the way in which this specific knowledge is handled by the actors of the action.
Keywords: Cambindas
Knowledge of tradition
Tradição de conhecimento
Dinâmicas Territoriais
Territorial dynamics
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Antropologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Citation: ALVES, Érika Catarina de Melo. "Sabe bem pisar o chão!": dinâmicas territoriais e tradição de conhecimento entre as Cambindas. 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8601
Issue Date: 13-Jul-2015
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

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