Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Adenilda Bertoldo Alves de-
dc.date.accessioned2017-01-04T16:37:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:02Z-
dc.date.available2018-07-20T23:57:02Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationMORAIS, Adenilda Bertoldo Alves de. Institucionalização dos estudos de gênero na UFMA: uma análise da identidade feminista a partir da narrativa de vida. 2016. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8747-
dc.description.abstractThe feminist movement has generated feminist and gender studies undertaken by academic women in the universities of the western world from the decade of 1970. The objective of this research is to analyze, through the life stories of three academic, the relationship between "the personal" and "the institutional" in their narratives, highlighting their contributions to the institutionalization of gender studies. Narrative interviews were conducted (autobiographical) with three lecturer of the Federal University of Maranhão and built their biographies. They were used as analysis categories: Institution (Cornelius Castoriadis), feminist identity based on ManuelCastells, narrative (Sandra Jovchelovitch and Martin Bauer) and gender (Ana Coling). The analysis shows that even though they have won recognition from the academic community and society, the issue still remains in the ghetto in UFMA although institutionalized in the research groups.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cristhiane Guerra (cristhiane.guerra@gmail.com) on 2017-01-04T16:37:48Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2297251 bytes, checksum: e752e47b2d148793523fad82bb596ab8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-04T16:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2297251 bytes, checksum: e752e47b2d148793523fad82bb596ab8 (MD5) Previous issue date: 2016-02-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2297251 bytes, checksum: e752e47b2d148793523fad82bb596ab8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2120 bytes, checksum: 553de46d5e1c82198c988d3add7dcbf0 (MD5) Previous issue date: 2016-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectFeminismo acadêmicopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectIdentidade Feministapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectInstitutionalizationeng
dc.subjectAcademic Feminismeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectFeminist Identityeng
dc.subjectGendereng
dc.titleInstitucionalização dos estudos de gênero na UFMA: uma análise da identidade feminista a partir da narrativa de vidapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963por
dc.contributor.advisor2Rabay, Glória de Lourdes Freire-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0479694352894279por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9332665159372348por
dc.description.resumoO movimento feminista gerou os estudos feministas e de gênero empreendidos por mulheres acadêmicas, nas universidades do mundo ocidental a partir da década de 1970. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar, através das histórias de vida de três acadêmicas, a articulação entre “o pessoal” e “o institucional” em suas narrativas, destacando suas contribuições para a institucionalização dos estudos de gênero. Foram realizadas entrevistas narrativas (auto-biográficas) com três professoras da Universidade Federal do Maranhão e construídas suas biografias. Utilizaram-se como categorias de análise: Instituição (Cornelius Castoriadis), identidade feminista com base em Manuel Castells, narrativa (Sandra Jovchelovitch e Martin Bauer) e gênero (Ana Coling). A análise evidencia que ainda que elas tenham conquistado reconhecimento da comunidade acadêmica e da sociedade, a temática ainda permanece no gueto na UFMA, embora institucionalizada nos grupos de pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17458/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.