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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8754
Tipo: Dissertação
Título: Música no programa mais educação: uma pesquisa-ação em uma escola pública de João Pessoa
Autor(es): Brito, Alan de Araújo de
Primeiro Orientador: Penna, Maura Lucia Fernandes
Resumo: O Programa Mais Educação, instituído em 2007 e implantado a partir de 2008, propõe-se a ser um indutor da educação integral nas escolas públicas brasileiras, através da parceria entre o MEC, redes municipais e estaduais de ensino, escola local e comunidade, oferecendo diversas atividades educativas, dentre elas musicais. Em João Pessoa, o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação, da UFPB, investiga, desde 2010, práticas pedagógico-musicais desenvolvidas pelo Mais Educação em escolas da Grande João Pessoa. Através de uma criteriosa coleta de dados e observação das práticas realizadas, os estudos do grupo vêm encontrando, em muitos casos, práticas que se distanciam das tendências contemporâneas da educação musical, pois não costumam levar em consideração a vivência musical e cultural dos alunos, nem abrir espaço para a criação, improvisação e demais aspectos importantes do fazer musical. Assim, na intenção de superar tais dificuldades e contribuir para o ensino de música nesse espaço, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias e processos de ensino e aprendizagem de música empregados em oficina do Programa Mais Educação em uma escola pública de João Pessoa. Para tanto, optei pela pesquisa-ação: além de pesquisa bibliográfica e documental sobre o programa, sobre educação musical e educação integral, entrevistas semiestruturadas com agentes envolvidos e questionário com os alunos, a pesquisa envolveu, como intervenção, a minha própria atuação como monitor da oficina de Canto Coral durante todo o segundo semestre de 2014, em uma escola municipal, aqui denominada de Escola X. Nas aulas, procurei colocar em prática diretrizes contemporâneas para a educação musical. Desta forma, planejei e desenvolvi as aulas a partir da vivência musical do aluno, registrando-as e refletindo sobre minha prática para ajustá-la sempre que necessário. Como resultado, foi possível realizar um trabalho efetivo em música, através de um processo em que os alunos vivenciaram a experiência de cantar e tocar em conjunto canções escolhidas por eles mesmos; apreciar conscientemente repertório de seu cotidiano; criar pequenos arranjos; compor um rap e participar de uma apresentação na quadra da escola para os pais e alunos. No entanto, a não obrigatoriedade da frequência dos alunos, principal dificuldade encontrada, prejudicou bastante o desenvolvimento de um trabalho contínuo, pois, a cada aula novos alunos chegavam e outros saíam, caracterizando, assim, um espaço aonde eles iam quando desejavam passar o tempo ocioso. Além disso, o aparente desconhecimento das funções do programa por parte da direção da escola dificultava um trabalho integrado com as atividades do turno regular, contrariando as orientações de seus documentos oficiais. Desse modo, concluí que, embora o Programa Mais Educação não tenha cumprido sua função indutora de educação integral na Escola X, as atividades musicais realizadas na pesquisaação, que consideraram e respeitaram as experiências prévias dos alunos, mostraram-se importantes estratégias nesse contexto específico. Espera-se, portanto, que a presente pesquisa possa contribuir para a discussão sobre a educação musical nos espaços escolares e, especificamente, no Programa Mais Educação.
Abstract: The “Mais Educação” (More Education) Program, established in 2007 and implemented as from 2008, it is proposed to be an inducer of integral education in Brazilian public schools through partnership between MEC, state and local school systems, local school and community, providing several educational activities, among them musical. In João Pessoa, the research group of “Music, Culture and Education” of UFPB, investigates since 2010, pedagogical and musical practices developed by “Mais Educação” in schools of João Pessoa. Through a careful data collection and observation of the activities realized, the studies of the group is finding in many cases, practices that are distant from contemporary trends in music education, because they don‟t usually take into estimation the musical and cultural experience of the students, or open space for creation, improvisation and other important aspects of music making. So, in an attempt to overcome these difficulties and contribute to the music education in this space, this study aimed to analyze the strategies and processes of teaching and learning music used in workshop of the “Mais Educação” Program in a public school in João Pessoa. Therefore, I opted for an action-research: in addition to the bibliographical and documentary research on the program of music education and integral education, semi-structured interviews with involved agents and questionnaire with students, the research involved, as an intervention, my own role as a monitor of the workshop Choral Singing throughout the whole second half of 2014, in a municipal school, here called School X. In class, I tried to put in place guidelines for contemporary music education. In this way, I planned and developed lessons from musical experience of the student, recording them and reflecting on my practice to adjust it whenever necessary. As a result, it was possible to carry out an effective work in music, through a process in which students lived the experience of singing and playing together songs chosen by themselves; consciously appreciate repertoire of their daily lives; create small arrangements; compose a rap and attend a presentation at the school for parents and students. However, the no compulsory student attendance, main difficulty founded, greatly hindered the development of a continuous work, because every class new students arrived and others left, featuring thus a space where they went when they wanted to spend an idle time. Besides that, the apparent ignorance of the functions of the program from the school board difficult an integrated work with the activities of regular shifts, counteracting to the guidelines of their official documents. Thus, it concluded that, although the “Mais Educação” Program has not fulfilled its inducing function of integral education at School X, the musical activities realized in this action research, which considered and respected the previous experiences of the students, showed up important strategies in this specific context. Therefore, it hopes that this research will contribute to the discussion on music education in schools, and specifically in the “Mais Educação” Program.
Palavras-chave: Educação musical
Programa Mais Educação
Pesquisa-ação
Musical education
“Mais Educação” Program
Action-research
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: BRITO, Alan de araújo de. Música no programa mais educação: uma pesquisa-ação em uma escola pública de João Pessoa. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8754
Data do documento: 18-Ago-2016
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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