Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8781
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores de ensino religioso: do conteúdo das ciências das religiões à prática na sala de aula de ER
Autor(es): Damasceno, Sidney Alessandro da Cunha
Primeiro Orientador: Gomes, Eunice Simões Lins
Resumo: O epicentro de nossa dissertação buscou investigar se a Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso contribui com os professores no ensino do tema “função e valores da tradição religiosa”. Selecionamos a pesquisa descritiva e bibliográfica e a social aplicada, conforme o modelo alternativo de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Estruturamos nossa pesquisa em três segmentos: No primeiro, apresentamos um extrato da análise das entrevistas gravadas separadamente com cada professor contratados, como prestadores de serviço, pela Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, para atuarem profissionalmente na docência no componente curricular de Ensino Religioso. Os quais participam da modalidade de formação continuada presencial aprimorado na instituição desde o ano de 2006. No segundo capítulo, a partir das inferências a respeito da transposição didática dos conhecimentos da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) para o componente curricular de ER, apresentamos as contribuições da teoria da Transposição Didática, conforme Yves Chevallard, para o exercício profissional docente no ER. O terceiro capítulo confronta os resultados identificados a partir das falas dos professores entrevistados com algumas das obras literárias mais recentes relacionadas ao ER e às novas perspectivas da educação para o século XXI. Bem como, oferece uma análise e possibilidade do desenvolvimento de um trabalho em equipe com a perspectiva da constituição de um referencial nacional em função da relevante categoria dos cientistas, professores e instituições envolvidos com a pesquisa do ER, com fundamentação epistemológica na(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões), para orientar mais satisfatoriamente o componente curricular de ER e a formação profissional de um professor para nele atuar.
Abstract: The focus of this thesis was to investigate whether the Continuous Training of Religious Teaching Teachers contributes with these teachers in the teaching of the subject: ‘function and values of the religious tradition’. It was selected the descriptive and bibliographical research, as well as, the social applied in accordance to the alternative mode of action research in a qualitative approach. The present research is structured into three segments: The first one presents an analysis of the extract of the taped interviews, that were individually taped, with each teacher under contract to work at the educational system offered by the City Hall in the city of João Pessoa, to act professionally in teaching the curriculum component of Religious Studies (RS). The same teachers take part at a teachers training modality. They have to be present at that course, which has been enhanced by the mentioned institution since 2006. In the second chapter, from the inferences about the Didactic Transposition of knowledge about Religious Studies to the curricular component of RS, it was presented the contributions of the theory of Didactic Transposition, according to Yves Chevallard, to the professional educational practice in RS. The third chapter confronts the results identified from the statements of the interviewed teachers to some of the most recent literary works related to RS and new perspectives of education for the twenty-first century. It also offers an analysis and the possibility of developing a teamwork with the prospect of setting up a national reference in terms of the relevant class of scientists, teachers and institutions involved in the research of RS and with epistemological foundation in Religious Studies so that experts are able to guide the curricular component of RS more satisfactorily, as well as, the training of a teacher to work on it.
Palavras-chave: Formação continuada.
Transposição didática.
Ciências das Religiões.
Ensino religioso.
Teachers training. ‘
Didactic transposition.
Religious Sciencer.
Religious teaching.
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: DAMASCENO, Sidney Allessandro da Cunha. Formação continuada de professores de ensino religioso: do conteúdo das ciências das religiões à prática na sala de aula de ER. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8781
Data do documento: 27-Jan-2016
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.