Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8886
Tipo: Tese
Título: Cultura escrita e instrução Pública Primária no pernambuco imperial (1837-1889)
Autor(es): Matias, Thiago Trindade
Primeiro Orientador: Sousa, Maria Ester Viera
Resumo: A História da cultura escrita, forma específica de história cultural, tem por objetivo interpretar as práticas sociais de escrever e ler (CASTILLO GÓMEZ, 2003). Esta tese, do ponto de vista de seus objetivos, buscou investigar, a partir dos usos sociais, os suportes empíricos de memória da cultura escrita, produzidos para/pela instrução pública primária em Pernambuco do século XIX, no período de 1837 a 1889, isto é, o que se escrevia, quem escrevia, para quem se escrevia, para quê se escrevia na/para instrução pública primária. A fim de atingir tal propósito, esta investigação insere-se na perspectiva da História da cultura escrita, conforme Castillo Gómez (2003), e na perspectiva da História cultural, que “[...] tem por principal objecto identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler.” (CHARTIER, 2002). Este trabalho parte da discussão voltada à relação memória, documento e história, consolidada pela catalogação de todas as fontes recolhidas. De manuscritos a impressos, boa parte da documentação fora coletada no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE – PE) e parte na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ – PE), além do diálogo estabelecido com memórias, autobiografias, depoimentos e fontes iconográficas. Esta pesquisa contribui para a História social da cultura escrita no Brasil, além de cooperar com o campo da história da educação ao levantar dados da instituição ‘escola’ e dos processos didático-metodológicos vigentes à época no século XIX, destinados ao ensino da leitura e da escrita. Quanto aos resultados obtidos, considera-se que a relação cultura escrita e a instrução pública primária, no Pernambuco Imperial, se configurou, de um modo geral, pelo disciplinamento e imposição à determinada ordem do dizer e do fazer. A legislação educacional, enquanto um dos objetos materiais do domínio escriturístico (CARDONA, 2013) da instrução pública, determinou métodos de ensino, currículo e programas de exames, utensílios necessários às aulas, orientações quanto ao espaço e ao tempo escolares, além dos modelos de escrita que caberiam escrever aos profissionais do escrito: diretor geral, delegado literário, secretário, inspetor da instrução pública, professores. Quanto às imposições para o ensino, a leitura e a escrita foram o meio pelo qual se buscou impor o regime educacional, que recebera influência direta dos ideários políticos à época, seja na busca de uma educação condicionada aos valores morais e religiosos, seja na tentativa de atender aos ideários de uma formação do homem moderno. A documentação escrita oriunda do controle e do disciplinamento institucional foi uma das estratégias pelas quais a instrução pública primária buscou se estabelecer como uma instituição sólida e eficiente com o propósito de sistematizar o poder do Estado independente e que, em breve, tornar-se-ia republicano. Todas essas ações se definiram como formas e maneiras de enquadrar os corpos em específica ordem do dizer e do fazer educacional, buscando, assim, por meio da dominação, do controle e da disciplina o modelo de educação proposto.
Abstract: The culture of writing history, specific form of cultural history, aims to interpret the social practices of reading and writing (CASTILLO GOMEZ, 2003). This thesis, from the point of view of its objectives, investigates, from the social uses, empirical media culture of writing memory, produced for / by primary public instruction in Pernambuco nineteenth century, in the period 1837-1889, this is what was written, who wrote, for whom it was written, for what was written in / for primary public education. In order to achieve this purpose, this research is part of the cultural perspective of history writing as Castillo Gómez (2003), and from the perspective of cultural history, that "[...] is mainly identifies the way in different places and times a particular social reality is constructed, thought given to read. "(CHARTIER, 2002). This work of the discussion focused on the relationship memory, document and history, consolidated by cataloging all collected sources. Of printed manuscripts, much of the documentation was collected in the State Public File Jordan Emerenciano (APEJE - PE) and part in Nabuco Foundation (FUNDAJ - PE), and the dialogue established with memories, autobiographies, testimonials and iconographic sources. This research contributes to the social history of written culture in Brazil, and to cooperate with the field of the history of education to collect data of the institution 'school' and didactic-methodological processes prevailing at the time in the nineteenth century, for the teaching of reading and writing. As for the results obtained, it is considered that the writing relationship between culture and the primary public instruction in Pernambuco Imperial, configured, in general, for the ordering and tax for the particular order of say and do. The educational legislation, as one of the scriptural material objects domain (CARDONA, 2013) of public instruction, determined teaching methods, curriculum and testing programs, necessary utensils to school, guidance as to space and school time, in addition to models writing that would fit writing to writing professionals: managing director, literary representative, secretary, inspector of public instruction, teachers. As for the charges for teaching, reading and writing were the means by which it sought to impose the educational system, which received direct influence of political ideologies at the time, is in search of a conditioned education to moral and religious values, is trying to meet the ideals of a formation of the modern man. The written documentation coming from the control and institutional discipline was one of the strategies by which the primary public education sought to establish itself as a strong and effective institution in order to systematize the power of independent state and will soon become would Republican. All these actions were defined as forms and ways of framing the bodies in specific order of say and do the education, thereby potentially through domination, control and discipline the proposed education model.
Palavras-chave: Memória
Cultura escrita
Instrução
Disciplina
Memory
Written culture
Instruction
Discipline
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: SOUSA, Maria Ester Viera de. Cultura escrita e instrução Pública Primária no pernambuco imperial (1837-1889). 2015. 464 f. Tese (Doutorado em Linguística,) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8886
Data do documento: 23-Fev-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf5,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.