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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Objeto de aprendizagem para compreensão do princípio da aposição local
metadata.dc.creator: Bezerra, Jéssica Tayrine Gomes de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Leitão, Márcio Martins
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bottentuit Júnior, João Batista
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa parte da hipótese geral de que Objetos de Aprendizagem (OAs) possibilitam a aprendizagem significativa. Para averiguar tal hipótese, foi analisado um Objeto de Aprendizagem desenvolvido para a área da psicolinguística experimental, com o intuito de facilitar a compreensão do princípio da aposição local (Late Closure), postulada pela Teoria do Garden-Path ou Teoria do Labirinto. Os Objetos de Aprendizagem são concebidos como ferramentas digitais reutilizáveis que facilitam a aprendizagem, sendo disponibilizadas através da Internet. Através dos Objetos de Aprendizagem é possível simular e estudar de maneira interativa e não linear. Por ser um método não tradicional, proporciona uma investigação interessante sobre os diferentes estilos de aprender e, por ser um recurso digital, fornece a compreensão sobre o uso da tecnologia na educação e a aprendizagem por nativos e imigrantes digitais. Para analisar as características do OA e relacioná-las aos perfis dos participantes, foram aplicados dois questionários com duas turmas da disciplina Teorias Linguísticas II, curso de Letras, que conheceram o conteúdo abordado através de aula expositiva e, posteriormente, exploraram os elementos do OA. Os resultados dos questionários permitiram caracterizar a qualidade técnica e pedagógica do recurso, pois os participantes da pesquisa avaliaram positivamente o potencial de aprendizagem, usabilidade e conteúdo. Concluiu-se que o objeto de aprendizagem analisado é caracterizado como um material potencialmente significativo e, por isso, possibilita uma aprendizagem significativa do princípio da aposição local, pois seus recursos foram estruturados com base nos princípios da teoria cognitiva da aprendizagem significativa que refletem o modo como os conhecimentos são organizados na estrutura cognitiva dos aprendizes. Além disso, os participantes, identificados como nativos e imigrantes digitais e com diferentes estilos de aprendizagem, apresentaram um bom desempenho na resolução das atividades analisadas, assim como expuseram interesse em aprender através de objetos de aprendizagem. Nesse sentido, o uso dos objetos de aprendizagem para compreensão de conteúdos linguísticos no ensino superior é um tema que merece maior investigação e ainda é um desafio, visto que há a necessidade de uma maior disponibilização desses recursos.
Abstract: This research comes from the general hypothesis that Learning Objects (LOs) enable meaningful learning. To verify this hypothesis, a Learning Object was analyzed, it was developed for experimental psycholinguistics area, in order to facilitate the understanding of the Late Closure Principle, postulated by Garden-Path Theory. The Learning Objects are designed as reusable digital tools that facilitate learning, that are available over the Internet. Through the Learning Objects It is possible to simulate and study in an interactive and non-linear way. Being a non-traditional method, it provides an interesting research about the different styles of learning and, as a digital resource, provides an understanding of the use of technology in education and learning by natives and digital immigrants. To analyze the characteristics of the LO and relate them to the profiles of the participants, two questionnaires were applied to two classes of Linguistics Theories II discipline, in Letras undergraduate course, that get in touch with the content through a lecture and later explored the elements of LO. The results of the questionnaires allowed to characterize the technical and educational quality of the resource, since the survey participants positively assessed the potential of learning, usability and content. It was concluded that the analyzed learning object is characterized as a potentially significant material and, therefore, provides a meaningful learning of the Late Closure Principle because its resources were structured based on the principles of cognitive theory of meaningful learning that reflect the way how knowledge is organized in the cognitive structure of learners. Besides that, the participants identified as natives and digital immigrants and with different learning styles, performed well in the resolution of the analyzed activities, as well as showed interest in learning through learning objects. Thinking that way, the use of learning objects for understanding linguistic content in higher education is an issue that worth further investigation and it is still a challenge, as there is a need for greater availability of these resources.
Keywords: Aprendizagem significativa
Teoria do Garden-Path
Objetos de Aprendizagem
Princípio da aposição local
Learning Objects
Meaningful Learning
Garden-Path Theory
Late Closure Principle
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citation: BEZERRA, Jéssica Tayrine Gomes de Melo. Objeto de aprendizagem para compreensão do princípio da aposição local. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, joão Pessoa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8904
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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